Setor GD: Potência Instalada chegou a 3 GW no último mês

Setor GD: Potência Instalada chegou a 3 GW no último mês

Image

Apesar dos números positivos, pós pandemia ainda preocupa saúde financeira de empresas pequenas

O setor GD atingiu a marca de 3GW de potência instalada no final de maio de acordo com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

O crescimento do setor foi bastante expressivo no último ano e os três primeiros meses superaram ainda mais as expectativas. Porém com a chegada da pandemia do novo coronavírus em 2020 os investimentos tiveram uma desaceleração entre março, abril e maio.

Em nota em seu portal, a ABGD destaca que a estimativa é de que 85% das empresas voltadas para o setor terão algum tipo de redução de faturamento e 10% delas não consiga vencer o isolamento. Apesar disso as expectativas de crescimento ainda são as melhores, apesar de mais contidas do que nos meses anteriores a pandemia.

“Quando a crise da covid-19 se instalou ainda havia muitos projetos contratados ou em curso; acreditamos que o setor continuará crescendo, mas o ritmo vem caindo gradualmente, conforme a duração da crise se estende “explica Carlos Evangelista, presidente da associação.



Pandemia: Empresas menores foram impactadas


A marca alcançada pelo setor GD é bastante positiva, uma vez que mostra o grande potencial da geração distribuída a partir de fontes renováveis.

Porém os números positivos não tiram a preocupação de Evangelista em relação a queda de faturamento das pequenas empresas do setor, uma vez que além do coronavirus a alta do dolar também encareceu a importação dos equipamentos.

“Além da dificuldade em realizar as vendas, o custo ficou maior, diminuindo a margem de lucro justamente quando as empresas precisam de fluxo de caixa,” analisa Evangelista

O especialista também cita que a pandemia interferiu na instalação dos projetos já em execução, uma vez que o isolamento foi decretado e passível de multa caso fosse descumprido.

“Há casos em que a ABGD teve de interceder junto à prefeitura e explicar como funciona o processo de instalação, que pode ser realizado com equipe reduzida, às vezes de dois profissionais. A maior parte do trabalho acontece em área externa e o resultado a geração de energia para consumo próprio traz um bem-vindo alívio financeiro para famílias que estão em isolamento social, consumindo ainda mais energia com o home-office" ressaltou ele.


Fonte: Portal Brasil Solar

Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 2º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 22 e 23 de julho de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: