Segmento de tecnologias e monitoramento no setor GD destacou mudança no comportamento do cliente

Segmento de tecnologias e monitoramento no setor GD destacou mudança no comportamento do cliente

Image

Interesse técnico sobre as soluções, além da parte comercial foi apontada pelos especialistas. Segurança na instalação de sistema também tem sido abordada.

A aproximação com os clientes vem sendo uma das estratégias das empresas voltadas para a criação de tecnologias e monitoramento para geradores fotovoltaicos.

Com foco na continuidade dos negócios, muitas empresas estão com novas estratégicas em questão de logística e estoque para quando o mercado voltar ao normal, de modo que ao aquecer, o mercado também consiga ser suprido pela demanda oferecida.

Enquanto o mercado espera a retomada, Rebeca Cardoso, especialista da Clamper, uma das líderes no mercado em dispositivos de proteção contra surtos (DPS), destaca que o perfi do cliente mudou nos últimos meses, fortalecendo mais o lado técnico do produto em vez da parte comercial.

“O perfil do cliente mudou, hoje eles entram em contato conosco para entender um pouco mais tecnicamente sobre o produto. Esses webinar que a gente já fazendo, essa interação de levar tanto conhecimento, de levar tanto material para o nosso cliente, levar tantos dados técnicos tá surtindo muito efeito” explica ela.

Cardoso também ressalta que o cliente tem procurado muito a empresa com questionamentos sobre a solução fotovoltaica o que na visão dela tem sido utilizada para disseminar a ideia da proteção e o motivo pela qual o produto oferecido pela empresa é importante.


Instalação Fotovoltaica: Hora de conscientizar o mercado sobre a importância da proteção em equipamentos


Falar sobre a importância da proteção é importante de acordo com os especialistas do setor e nessa época de pandemia, onde a questão financeira também conta muito, muitas vezes as empresas acabam por economizar em áreas essenciais e que podem trazer riscos.

Os especialistas destacam que o conteúdo que vem sendo abordado pelas empresas durante o isolamento e retração é justamente voltado para a segurança, onde existe a necessidade de educar o mercado para tal, uma vez uma instalação insegura pode trazer danos materiais, patrimoniais e humanos.

José Marcio, da Embrastec reforça que existe uma diversidade de inversores com formatações diferentes e que requerem atenção, uma vez que não é uma solução pronta. “A nossa equipe de engenharia está focada muito nisso de mostrar a necessidade, pois existe a zona de proteção e não adianta colocar um DPS classe 2 na transação da zona 0 para a zona 1 e o pessoal não possui esse conhecimento, pois é um conhecimento que exige um pessoal estudado” afirma ele.

Ainda sobre proteção, Rômulo Pieta, da Pieta Engenharia destaca que devido aos profissionais que não gostam de seguir as normas de segurança corretamente surgiu a nova norma técnica 16590, que na visão dele é uma importante ferramenta para barrar irregularidades em instalações fotovoltaicas.

“Essa norma, para quem é um projetista sério, ela veio para ajudar muito porque até então nós tínhamos a 5410 que recuperava mais a parte de CA, das instalações e já existe a mais tempo e 16590 veio para complementar especificamente para o sistema fotovoltaico, onde não tínhamos uma norma específica” reforça ele.


Fonte: Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 2º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 22 e 23 de julho de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: