Setor GD: Fabricantes de equipamentos fotovoltaicos acreditam em retomada positiva

Setor GD: Fabricantes de equipamentos fotovoltaicos acreditam em retomada positiva

Image

Debate transmitido pela Solar TV mostra visão dos especialistas para a geração distribuída após pandemia

Nos últimos meses de 2019, o setor solar fotovoltaico apresentou um crescimento expressivo nas instalações devido as possíveis mudanças na resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e que poderão acarretar em obstáculos para a atividade se confirmadas.

Porém com a chegada da pandemia, o nível intenso na produção de equipamentos pelos fabricantes do início do ano no setor demonstrou uma retração em abril e maio devido a crise sanitária.

Para falar sobre o assunto e as expectativas do setor um debate foi realizado na última semana pelos principais fabricantes do país e transmitido pela Solar Tv.



Cenário da GD na fabricação de equipamentos durante a pandemia

O debate entre os principais fabricantes do setor se mostrou otimista para os próximos meses mesmo diante das incertezas.

Alexandre Borin, da Fronius Solar, ressaltou que apesar da crise ter afetado parte dos distribuidores em maiores e menores graus, um fato curioso sobre o número de instalações vem chamando a atenção.

“A gente possui um monitoramento nosso onde temos um controle de todas as instalações que ficam online todos os dias e ai vem um dado interessante que o mês de abril na realidade para instaladores, ou seja, as usinas que entraram online, novas instalações, eles reduziram somente 10% em relação a março, então aí a gente já começa a ver um certo descompasso na verdade entre o que está sendo instalado, que tá ficando online e a retração do mercado distribuidor" explica ele.

Borin ressalta que através dos dados é possível entender que se as instalações não reduziram no percentual que o distribuir passou aos fabricantes é porque a retomada está próxima.

Na visão de Isaque Guanabara, da Sungrow, o mercado também volta acelerar agora nos próximos meses, visto que o mercado de energia renovável, principalmente a energia solar é bastante atrativa, uma vez que cada vez mais o preço com energia elétrica tende a pesar no orçamento dos consumidores .

“Ao falar com os parceiros eu noto muito que eles falam que olha o setor desacelerou, mas ainda está andando, não parou como outros mercados então assim como bem digo o mercado de energia não para, é um mercado do futuro, um mercado que vai continuar com uma atratividade em termos de investimento” reforça ele.



Setor Fotovoltaico: Brasil apresentou números positivos em expansão do setor

Mesmo diante da crise sanitária que vem afetando não só o mercado brasileiro, mas no mundo todo, o Brasil foi um dos países que mais teve expansões no mercado fotovoltaico de acordo com o especialista Alexandre Pereira, da GoodWe e as expectativas de crescimento são as melhores segundo ele.

“O mercado fotovoltaico já vinha vindo nos últimos dois anos ali se destacando, mesmo com a economia não crescendo. Eu acredito que depois que passar essa turbulência de mais alguns meses ele vai voltar a crescer e ter uma grande expansão” destaca ele.

Rodrigo Matias, da Ecori Energia também acredita em retomada positiva para o setor após a pandemia. Diante da crise sanitária ele destaca que o setor de vendas passou a ouvir muito sobre questões onde o interesse no investimento existia, mas pelo momento atual o medo estava maior pelo consumidor. Agora os diálogos já estão mais amadurecidos e positivos para voltar a crescer.

A segurança em um investimento em energia solar fotovoltaica também tem contribuído muito para isso segundo Matias.

“Quando a gente pensa em energia solar fotovoltaica que gera uma visibilidade absurda no ponto de vista de remuneração, que gera uma taxa de retorno acima das médias do mercado, que cria a possibilidades hoje com as linhas de crédito mais acessível em vez de praticamente uma troca de despesa por um investimento eu acho que tudo isso está sendo absorvido pelo mercado" reforça ele.


O debate completo pode ser acessado no canal do YouTube da Solar TV.


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: