Perspectiva mundial do setor solar fotovoltaico pós pandemia é positiva

Perspectiva mundial do setor solar fotovoltaico pós pandemia é positiva

Image

Geração Distribuída poderá estar entre os projetos mais escolhidos pela empresas do setor

Após a passagem da pandemia do novo coronavirus, a maioria dos especialistas do setor solar fotovoltaico acredita numa retomada importante do setor, uma vez que repensar o modo de vida, em ações para proteger o meio ambiente, investimentos em ciência e reorganização financeira se tornará ainda mais necessário.

Empresas ao redor do mundo terão que se adaptar as mudanças e criar estratégias para se fortalecer e isso também inclui o setor solar como um todo. Rafic Ranbali, CEO da empresa Swisslmso com sede em Dubai, acredita que as empresas mais afetadas poderão ser aquelas com produção de energia centralizada.


Perspectivas do setor mundial

O setor de energia solar, principalmente o que se refere a produção de Geração Distribuída, teve um crescimento expressivo nos últimos anos. Porém com a crise sanitária alguns projetos foram postergados pelas incertezas econômicas.
Ranbali comenta que após o covid-19 projetos subsidiados em toda a Europa terão uma queda pelo confinamento, porém após a crise ele acredita que projetos locais irão acelerar, onde a produção será mais próximo do seu mercado.

“Com certeza você vai produzir perto do seu mercado. Faz muito mais sentido primeiro a dependência, a energia é um dos quatro elementos que são vitais aos seres humanos e depender de coisas centralizadas não faz sentido. Acrescenta-se a isso naturalmente a questão do CO2, de ficar verde e de revestir os prédios para que eles mesmos produzam e não necessitem de transporte de energia” explica ele.

Empresas com projetos mais centralizados poderão sofrer danos mais fortes na visão do especialista, uma vez que grande parte da energia é exportada. “Tem empresas que vão sofrer muito ou vão sair do mercado, inclusive na China onde quase todos os painéis tradicionais vem do país e hoje eles estão com dificuldades para exportar” explica ele.

Uma das dicas destacadas por Ranbali para se manter bem após a crise é o fato de entender o mercado em que está inserido. Investir no mercado local faz mais sentido para as empresas devido ao custo menor, onde a matéria prima não precisa ser transportada para outros locais e também a legislação é mais conhecida.


Fonte:Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: