Retomada do setor GD após pandemia é vista com bastante otimismo por empresários

Retomada do setor GD após pandemia é vista com bastante otimismo por empresários

Image

Conta de energia elétrica alta pode tornar a GD uma das estratégias para redução de custo por empresas e consumidores nos próximos meses

A crise sanitária que envolve o mundo vem traçando nossas estratégicas para o mercado de geração distribuída no Brasil.

Muitos empresários do setor tiveram que se readaptar a nova realidade do home-office, por exemplo, assim como fazer mudanças em cargas-horárias e futuros contratos de venda.

Apesar da redução de algumas coisas, os empresários também estão esperançosos com os frutos que após pandemia pode trazer ao setor, uma vez que os consumidores passaram a indicar insatisfação com a alta conta de energia elétrica.

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) vem ouvindo os empresários através de eventos online na internet, de modo a identificar como o setor está andando diante das incertezas.

Em entrevista em live ao presidente do conselho da ABGD, Guilherme Chrispim, o empresário Jean Diniz, diretor comercial da SolarView, destacou que o otimismo das empresas está na economia que a GD traz ao cliente, ou seja, o setor poderá se tornar um dos campos essenciais a serem investidos.

“A gente vai topar pagar essa conta para o resto da vida ou vai topar pagar a parcela de um sistema solar por um período e depois usufruir da economia desse sistema? Esse argumento ganha muita força, então para a retomada eu acho que o nosso mercado, as nossas soluções tendem a encaixar como uma luva em uma estratégia de redução de custo de todas as pessoas e todas as empresas” destaca ele.

Já sobre os obstáculos enfrentados no momento, Diniz ressalta que as empresas que não estão preparadas financeiramente para esse momento são as que mais estão sofrendo, uma vez que o crescimento do setor está acontecendo, mas numa velocidade não tão rápida como nos meses anteriores.

A retomada, segundo ele, é esperada de forma intensa, porém é necessário que as empresas passem pela sobrevida durante esse período.


Perspectivas do setor GD pós pandemia

O período da pandemia alterou o setor como um todo e sua retomada, como disse Diniz é esperada com bastante otimismo pelo empresariado. Dentre as estratégias desenvolvidas pelas empresas está reflexão sobre o mercado e quais pontos podem ser modificados para melhor atender as expectativas dos clientes.

Além das inúmeras reuniões feitas durante esse período para encontrar o melhor caminho, Diniz destaca que a pandemia também está sendo um momento para capacitação. “A gente compartilha muito essa visão de leituras, de cursos e muita reflexão em cima dos aprendizados que a gente tem” comenta ele.

Sobre as perspectivas, o empresário destaca que o primeiro grande passo que o setor pode fazer é aproveitar o momento, observar tudo o que está acontecendo, observar boas práticas, aprender com o que der errado e padronizar e escalar o que der certo. Diniz ressalta que ter um individual forte contribui significativamente para ter um coletivo forte e assim uma retomada mais rápida, forte e intensa.


Fonte: Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sul no 1º semestre de 2020!
______________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 17 e 18 de junho de 2020
Canela - RS - Brasil
Site: https://www.forumgdsul.com.br/site/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: