Pandemia: Como as empresas do setor GD estão se adaptando a nova rotina imposta pelo vírus?

Pandemia: Como as empresas do setor GD estão se adaptando a nova rotina imposta pelo vírus?

Image

Evento online que aconteceu na última semana reuniu especialistas para debater a atual realidade das empresas

A pandemia do novo coronavírus atingiu todas as empresas ao redor do mundo e com empresas do setor renovável não está diferente.

Empresários voltados para o setor GD no Brasil relataram suas experiências e ressaltaram o que esperam para o futuro pós pandemia em um evento online realizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos em parceria com a Solar TV na última semana.

Considerado um setor já em época digital e tecnológico, o mercado de distribuição de equipamentos FV vem optando por melhorar o suporte técnico durante a pandemia. Segundo Ildo Bet, da empresa PHB Solar, a parte comercial do setor ainda não está tendo muitos efeitos negativos, uma vez que a maioria das empresas já está dentro do modelo digital e possui competência tecnológica para atender.

“A parte comercial nós não estamos sofrendo muito porque nós já nascemos digital. Através do e-mail inicialmente, através da plataforma de venda e nosso parceiro integrador tem o acesso não por loja física, mas através da internet conosco e com todos e isso nos deu um diferencial nessa crise que tem o isolamento. Todos nós continuamos atendendo em home-office na parte comercial” ressalta Bet.

Leandro Martins, presidente da Ecori Energia, destacou que as vendas de sistemas maiores estão sendo pouco afetadas pela pandemia, porém acredita que setores voltados para áreas mais residenciais e sistemas menores as vendas diminuam devido às incertezas sobre a resolução 482 impostas pela ANEEL e também por questões financeiras devido à crise sanitária atual.

“Em kits médios nós víamos muitas indústrias, farmácias, açougues, supermercados e sistemas assim mais de portes acima de 200,300 KW. Esse mercado ele está sofrendo um pouco mais justamente porque tem uma insegurança em relação a resolução da ANEEL e com essa pandemia muitos negócios também estão parados” explicou ele.

Por outro lado, Leandro ressaltou também que as empresas que não pararam durante a crise os negócios estão acontecendo. “O residencial não parou porque as pessoas estão vendo, que como estão todo o dia em casa estão prestando mais atenção no quanto elas gastam em energia, estão recebendo a conta ali, estão vendo como os filhos usam mais o ar-condicionado e eletroeletrônicos” explica ele.

A consulta por projetos nos últimos meses, por sua vez, teve um crescimento importante para o setor segundo a análise de Guilherme Nagamine, da L8 Energy. “Diante dessa crise nós estamos tentando se reinventar. As dificuldades nos fazem sair da zona de conforto e nós estamos já algum tempo programando várias melhorias no nosso portfólio, melhorando a nossa qualidade” destacou ele.

Uma das principais funções do setor durante a pandemia está sendo fazer o processo de pré-venda e dessa forma interagir com os clientes. Durante a live os distribuidores destacaram a importância de utilizar a criatividade para passar pela crise e colaborar não só com a própria empresa, mas no setor no geral de modo a contribuir com os integradores e com as empresas novas que estão surgindo.

Os especialistas ressaltam que a crise será difícil, mas acreditam na retomada do setor após ela. André Souza, da WDC, enxerga muitos movimentos dentro da crise como irreversíveis. “Nós vamos ter muitas residências off-grid, a gente tem a entrada do carro elétrico em massa, a gente vai ter agora uma revolução na questão do transporte que ninguém imagina como vai ser depois do covid-19, como as pessoas vão se movimentar e talvez menos. Vai mudar o mundo inteiro” ressalta ele.



Outros temas:

Temas relevantes como a mudança na 482 e como a matriz energética brasileira será modificada nos próximos anos também esteve entre a pauta dos especialistas.

A live completa e com todos os assuntos debatidos podem ser acessados através do link: https://www.youtube.com/watch?v=L1EJEsJvQ6I&t=940s


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: