Implantada Estação de Pesquisa em Energia Solar e Módulos de Avaliação na UTFPR câmpus Ponta Grossa

Implantada Estação de Pesquisa em Energia Solar e Módulos de Avaliação na UTFPR câmpus Ponta Grossa

Image

Projeto faz parte do projeto de eficiência energética desenvolvido pela instituição

Como parte do Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento, o câmpus Ponta Grossa da UTFPR recebeu uma Estação de Pesquisa em Energia Solar. Instaladas próximas à Biblioteca do câmpus, as placas serão utilizadas para pesquisa e também com a finalidade didática, para estudantes regulares e para oferta de cursos extras.

O projeto tem seu foco específico na “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”, por isso foram instaladas estações solarimétricas em seis câmpus da Universidade Tecnológica. Coordenado pelo Laboratório de Energia Solar (Labens) da UTFPR, esta ação tem como objetivo comparar o comportamento dos painéis solares e a eficiência da geração solar sob diferentes condições climáticas.

O conhecimento mais aprofundado sobre o comportamento e distribuição da radiação solar e das suas componentes no estado, aliada a análise do desempenho dos sistemas fotovoltaicos de diferentes tecnologias, implantados durante o projeto, permitirá o encaminhamento de políticas públicas mais assertivas voltadas ao setor elétrico.

A efetivação deste projeto deu-se com a parceria entre a Universidade Tecnológica e a estatal de energia elétrica do Paraná - COPEL. Orçado em seis milhões de reais, o projeto é inédito para a pesquisa e medição solarimétrica no Estado. Além de a estação fornecer os parâmetros para a pesquisa de eficiência energética, funcionará como material didático para cursos como aqueles que serão ofertados em abril e junho neste câmpus, sobre sistemas fotovoltaicos (veja aqui).

Além destes benefícios, os câmpus que cederam espaço físico para implantação de Estação Solarimétrica e Módulos de Avaliação terão uma redução de aproximadamente 16 MWh/ano na conta de energia elétrica. Ou seja, este é um investimento público que trará retorno para a sociedade por meio de várias frentes.


Fontes: Assessoria

Compartilhe esta noticia: