Bioprodutos criados a partir de resíduos florestais e agrícolas fomentarão setor renovável em Portugal

Bioprodutos criados a partir de resíduos florestais e agrícolas fomentarão setor renovável em Portugal

Image

Projeto-piloto desenvolvido visa trazer sustentabilidade, diminuir riscos de incêndios e melhorar nutrientes do solo

O desenvolvimento industrial e a comercialização de bioprodutos desenvolvidos a partir de resíduos florestais e agrícolas em Portugal foi tema debatido na última semana durante o Comitê de Acompanhamento e Reunião da Parceria do Projeto-Piloto LignoBio, organizado na Espanha.

Na ocasião, além da delegação portuguesa estiveram presentes representantes da Comissão Europeia na Espanha do Programa de Iniciativa Comunitária LIFE Ambiente. O projeto-piloto tem como base demonstrar a viabilidade ambiental, técnica e econômica dos bioprodutos portugueses.

Dentre os produtos já desenvolvidos através dos resíduos estão a produção de bioherbicida, biobetão e carvão vegetal os quais terão aplicabilidade nas propriedades agrícolas e florestais e que além da sustentabilidade permitem também a defesa da floresta e da paisagem rural, a diminuição dos riscos de incêndios e ainda trazem nutrientes para os solos.

O projeto conta com o apoio de associações tanto portuguesas como espanholas e o desenvolvimento de testes já começou. Os bioprodutos agregam valores devido ao seu processo de fabricação como a pirólise – conversão termoquímica assistida por micro-ondas. Para os especialistas o desenvolvimento sustentável através da biomassa conta com as melhores expectativas para os próximos anos.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: