Hidrogel criado a partir de biomassa do cerrado brasileiro tem grande potencial

Hidrogel criado a partir de biomassa do cerrado brasileiro tem grande potencial

Image

Material foi analisado em estudo desenvolvido pela Universidade de Brasília

O Cerrado Brasileiro é um dos principais biomas brasileiros em diversidades biológicas com mais de 10 mil espécies de plantas nativas. Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Química, da Universidade de Brasília destacou o potencial do cerrado para a produção do biogel no Brasil, o que o torna uma importante alternativa em busca de produtos sustentáveis.

Os Hidrogéis são polímeros capazes de absorver grandes quantidades de água e serem aplicados em produtos de higiene e para usos médicos como lentes de contato. A produção do produto de forma natural e através do cerrado pode trazer vantagens importantes ao meio ambiente uma vez que são biocompatíveis, biodegradáveis e atóxicos.

O estudo em questão analisou características físico-químicas atraentes para suas diversas aplicações. Um dos métodos utilizados foi o de purificação, o qual se mostrou eficiente não alterando a absorvência do hidrogel e transformando-o em um produto homogêneo e translúcido.

As modificações no hidrogel criado a partir do cerrado também apresentou muitas características de um hidrogel ideal, com preço mais baixo devido a matéria prima ser obtida de forma natural e com alta taxa de absorção.

O estudo completo pode ser acessado de forma online na edição 39 da Revista Biomassa BR.


Fonte: Portal Brasil Solar


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: