Produção de energia solar por comunidades ribeirinhas tem permitido desenvolvimento socioeconômico e ambiental no Brasil

Produção de energia solar por comunidades ribeirinhas tem permitido desenvolvimento socioeconômico e ambiental no Brasil

Image

Especialista destaca projeto do WWF que vem mudando vidas na região da Amazônia

A produção de energia renovável através de painéis fotovoltaicos vem criando oportunidades para comunidades que ainda não possuíam acesso à energia elétrica no Brasil. Além de contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa, a energia solar também vem permitindo o desenvolvimento socioeconômico de regiões mais afastadas como comunidades ribeirinhas na Amazônia.

Uma das metas do Fundo Mundial da Natureza (WWF – sigla em inglês) é fomentar o uso de energias renováveis no país a fim de também bater as metas brasileiras previstas no acordo o clima em Paris. “O uso de energias limpas no final das contas ela acaba sendo muito mais barata pelos benefícios sociais e ambientais agregados que essas novas fontes trazem” ressalta a analista de conservação do WWF Brasil, Alessandra Mathyas.

Em entrevista a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Alessandra destaca que a produção de energia renovável para micro e mini geração é uma grande oportunidade de modificar a matriz energética e permitir que ainda mais pessoas tenham acesso à energia elétrica limpa e barata. A especialista destaca que a micro e mini geração está na pauta do WWF.

“Uma grande pauta que a gente tem feito é como usar as energias renováveis, sobretudo micro e mini geração para fomentar a agricultura e o agroativismo de maneira sustentável na floresta Amazônia” explica ela.

O projeto desenvolvido pelo WWF com a instalação de painéis solares na Amazônia teve como base a quantidade de pessoas nas comunidades ribeirinhas, trouxe também treinamento para a população de como usufruir da energia gerada a partir do sol e levou energia para residências e escolas da região.

Os projetos que envolvem a micro e mini geração de energia na Amazônia foram apresentados e debatidos em edições do Fórum GD em 2019. O conteúdo está disponível no canal do Youtube da Solar TV.


Fonte: Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 18 e 19 de março de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: