Japão lança novo mercado de energia solar para alavancar setor

Japão lança novo mercado de energia solar para alavancar setor

Image

Projeto é considerado piloto e tem como objetivo permitir a venda de energia de consumidores para outros consumidores

A produção de energia solar no Japão vem ganhando um novo incentivo. Um novo mercado para venda e compra deste tipo de energia está sendo lançado em Fujimi, Naganoto. Dentre as principais caracteristicas está a permissão para que os consumidores que geram energia limpa vendam o excedente para residentes ou empresas locais.

O novo mercado está sendo lançado por três empresas parcerias: elDesign, Forest Energy e LO3 Energy. Cada uma terá suas funções dentro da iniciativa sendo a plataforma de mercado local de energia do LO3, o gerenciamento do projeto pela elDesign e a funcionalidade de varejo pela Forest.

A venda de energia acontecerá através de um leilão de energia online, onde o mesmo servirá para registrar e agregar suprimentos de energia e combinar concorrentes com vendedores.

O projeto é considerado piloto e conta com 30 participantes até o momento. O CEO da LO3 Energy, Lawrence Orsini, destaca que o novo mercado vem como uma oportunidade interessante para alavancar a produção de energia solar no país. “A liberalização do setor de energia e dos painéis fotovoltaicos solares começando a chegar ao fim de seu período de contrato de tarifa de alimentação no Japão criou um dos mercados mais progressistas do mundo e existem algumas oportunidades interessantes” ressaltou ele.


Fonte: Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 18 e 19 de março de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: