Dúvidas frequentes sobre o setor de Geração Distribuída são sanadas através de livro

Dúvidas frequentes sobre o setor de Geração Distribuída são sanadas através de livro

Image

Conteúdo foi desenvolvido pela Tribuci Advogados com patrocínio da ABGD

A produção de energia limpa no Brasil vem ganhando cada vez mais força e com isso muitas dúvidas também surgem em relação aos processos jurídicos que o setor enfrenta. Para sanar boa parte delas um livro foi desenvolvido pela Tribuci Advogados e com patrocínio da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Voltado para a área de Geração Distribuída, o livro inclui todos os aspectos jurídicos na estruturação de investimentos e projetos de geração distribuída. Dentre as dúvidas mais encontradas pelos advogados e sanadas pelo livro, de acordo com a especialista Marina Meyer Falcão, diretora jurídica da ABGD, está a pessoa jurídica dona do ativo de geração distribuída em caso de fazendas solares remotas.

Um dos criados do livro, Thiago Wscieklica, explica que a estrutura mais indicada para uma fazenda solar é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), a qual pode ser de várias formas, porém conta com o objetivo de deter a usina e locá-la para terceiros.

Outra dúvida bastante encontrada no meio jurídico está na questão da obrigatoriedade na demonstração da posse da propriedade ou terreno para a instalação de uma usina. Thiago ressalta que faz sentido a distribuidora querer saber se de fato o imóvel é da pessoa para começar a construção de uma usina. O especialista destaca que no livro existem diferentes mecanismos que o consumidor pode usar para provar a distribuidora o direito de utilizar o local escolhido.


Fonte: Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 18 e 19 de março de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: