Software desenvolvido traz precisão e inovação para o setor fotovoltaico do Brasil

Software desenvolvido traz precisão e inovação para o setor fotovoltaico do Brasil

Image

Tecnologia analisa dados e contribui significativamente para a manutenção de plantas fotovoltaicas

Uma plataforma de gestão inteligente vem sendo desenvolvida no setor de energia solar fotovoltaica para facilitar o desenvolvimento do setor.

Específica para plantas fotovoltaicas acima de 1MW, a plataforma chamada de Ekos consegue analisar de forma muito precisa o resultado energético de uma planta segundo seus desenvolvedores. O software é capaz de analisar o que os inversores estão captando, os dados que estão sendo gerados, o quanto está sendo produzido efetivamente pelas placas fotovoltaicas.

De acordo com Guilherme Chrispim, um dos responsáveis pela plataforma, a Ekos é software bastante robusto e é um big data, o qual trabalha com uma quantidade muito grande de variáveis. O sistema conta com uma inteligência artificial embarcada e contribui bastante para a manutenção de plantas. "Ele consegue perceber se algum problema está acontecendo naquela planta efetivamente. Acaba sendo uma solução muito interessante também para o dono da planta, do investimento, do cliente final, pois ele consegue ter um número mais preciso" ressalta Chrispim.

Dentre os benefícios da plataforma também está a possibilidade de se acompanhar tudo pela internet de tudo o que acontece e o que está sendo gerado. A plataforma é desenvolvida pela empresa S2 Soluções Sustentáveis e segundo Chrispim além dela, outras soluções também estão sendo criadas para contribuir com o setor renovável do país.


Fonte: Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 04 e 05 de março de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: