Energias Renováveis serão debatidas no Bahia Energy Meeting 2019

Energias Renováveis serão debatidas no Bahia Energy Meeting 2019

Image

Evento reúne centenas de participantes para discutir as novas oportunidades nos segmentos de energias eólica e solar e a sua comercialização, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no Senai-Cimatec

A Bahia será palco de um dos maiores eventos de energias renováveis do país. Diversos profissionais, empresas e governo debaterão os desafios, os avanços e as oportunidades do segmento no Estado, que receberá investimentos de aproximadamente R$10 bilhões até 2021, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O Bahia Energy Meeting acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no Senai-Cimatec, em Piatã, e deverá reunir 600 participantes por dia.

O Bahia Energy Meeting trará o Estado para a vanguarda dos debates sobre as energias renováveis, com liderança nas discussões setoriais. "Será um evento estruturante para o desenvolvimento do setor elétrico na Bahia, abordando temas relevantes para o progresso estadual, como as energias eólica e solar, tecnologia e comercialização de energia", explicou Rafael Valverde, CEO da Eolus Consultoria.

Em 2019, a energia eólica comemora 10 anos de sucesso na Bahia, período em que se torna líder nacional em capacidade instalada e a mais relevante unidade federativa do país. Já a energia solar tem buscado seu protagonismo, apresentando um imenso potencial para a implantação de empreendimentos altamente competitivos, de grande e pequeno porte.

A ampliação do mercado livre de energia e as mudanças previstas para o setor elétrico também serão discutidas. "Assim, o Bahia Energy Meeting contribuiria como o principal ambiente para fomentar um novo ciclo de desenvolvimento do setor elétrico, com base em fontes renováveis", disse Eduardo Aragón, CEO da BrainMarket.

O evento estimulará a formação de novos mercados regionais na cadeia de valor, buscando avaliar as estratégias estabelecidas, verificar os resultados e propor novas políticas, visando a retomada do crescimento dos projetos de geração de energia no território baiano.

A conferência surge com a proposta de ser a maior já realizada neste Estado pelo setor energético, reunindo representantes da administração pública, agentes do setor elétrico, empresas da cadeia industrial e fornecedoras de bens e serviço, entidades setoriais, de ensino, pesquisa e de promoção comercial, fundos de investimento e startups, que participarão de debates e palestras com a ampla promoção de oportunidades e de networking entre os participantes.

Trata-se de um projeto pioneiro organizado pela BrainMarket, Eolus e Sebrae/BA, entidades que atuam em prol do desenvolvimento das energias renováveis, com a promoção de eventos, fomento ao mercado e estímulo a negócios.



Painéis do Bahia Energy Meeting
• 03/12 – Bahia de Todos os Ventos – Evento comemorativo aos dez anos da energia eólica que discutirá: as lições aprendidas, o cenário atual e uma visão para o futuro.
? 04/12 – O Sol das Oportunidades – Seminário voltado em especial para o segmento de micro e minigeração. Serão abordados o panorama setorial, a revisão do marco regulatório, os entraves regionais para a expansão da energia solar, etc.
? 05/12 – Tecnologias Renováveis – Painéis de curta duração e temáticos focado nas novas tecnologias associadas às energias renováveis. Dentre os temas estarão: equipamentos, softwares, sistemas de monitoramento, armazenamento de energia, etc.
• 05/12 – Energia para o seu negócio – Workshop que abordará a melhoria da competitividade das empresas com a redução dos custos com energia, apresentando as oportunidades de mercado existentes.


Fonte: Assessoria

Compartilhe esta noticia: