A RBS Magazine traz uma entrevista exclusiva com Adriana Rosa, CEO da empresa Sky Sollaris

A RBS Magazine traz uma entrevista exclusiva com Adriana Rosa, CEO da empresa Sky Sollaris

Image

A empresa é especialista em sistemas de geração de energia e atua no mercado fotovoltaico desde 2016

RBS Magazine: Nos conte um pouco sobre a história da Sky Sollaris e como ela vem atuando no mercado brasileiro.

ADRIANA: Há mais de 20 anos atuamos no mercado nacional com distribuição e importação de produtos de linha agrícola leve, com nossa marca própria VANT, entretanto sempre buscávamos um novo portfólio que atendesse aos nossos anseios: trabalhar com um produto sustentável e que pudesse refletir positivamente para o futuro do planeta. Em visitas a China no ano de 2014 vislumbramos o mercado fotovoltaico pois estava iniciando no Brasil e pelo fato de já atuarmos com geração de energia – linha de geradores a combustão. Assim, em 2015 iniciamos uma pesquisa no mercado brasileiro, também junto aos mercados na China e na Alemanha e implementamos a empresa no início de 2016. Com uma empresa nova no mercado e sem fornecedores, buscamos parceiros na China que pudessem suprir a demanda inicial - que como era baixa, tivemos que desenvolver nosso próprio Inmetro e adequações. Passamos por inúmeras dificuldades e etapas que toda a empresa que adentra em um novo segmento e também tivemos que nos adequar a um mercado totalmente novo e sem muitas fontes para informações. Atualmente a Sky Sollaris conta com equipe própria, engenheiros e profissionais capacitados para suprir a demanda de nossos parceiros, com sede em Concórdia- SC e filial em Curitiba – PR. Atuamos na linha onGrid e atendemos integradores de diversos estados do Brasil. Nossos produtos são focados para o consumidor final sendo que sempre priorizamos a qualidade e as garantias, para que nosso integrador possa confiar em estar adquirindo o melhor e o mais adequado sistema de geração de energia para seu cliente.


RBS Magazine: Como você enxerga o mercado de energia solar no Brasil hoje e quais suas expectativas para os próximos anos?

ADRIANA: O mercado fotovoltaico está em plena expansão e podemos observar através das associações e entidades esse fato traduzido em números. De acordo com a ABSOLAR, o país deverá crescer em 2019 44% na capacidade instalada, certamente é um número extremamente atrativo para um país que está passando por uma crise – seja ela econômica ou de confiabilidade. No que se refere a empregabilidade, atualmente é o setor que mais está empregando no país, com uma geração de 30 empregos a cada MW instalado (ABSOLAR). Além de todo esse cenário positivo de crescimento, ano após ano desde 2012 pode-se dizer que estamos apenas começando um longo caminho de crescimento, tanto em tecnologias, quanto em capacidade instalada, sendo que teremos avanços significativos nos próximos anos. Também acredito que sistemas de geração de energia irão passar por um segundo momento, que é a implementação de sistemas offGrid em cidades que atualmente são atendidas por concessionarias, onde o consumidor será responsável por sua geração, armazenamento e consumo.


RBS Magazine: O crescimento do setor vem se mostrando bastante significativo. Quais gargalos o setor ainda enfrenta na sua opinião?

ADRIANA: Atualmente observamos irregularidades, sejam elas de quaisquer âmbitos (Produto/Projeto/ Instalação/Dimensionamento), entretanto com um mercado amadurecido e a participação ativa das Associações, teremos mais normas regulamentadoras focadas no segmento fotovoltaico que trarão benefícios ao cliente final no quesito confiabilidade e garantias e aos integradores que buscam pela excelência e profissionalismo. Existem muitas universidades brasileiras buscando atender a demanda do setor, entretanto estamos muito aquém da demanda, assim, a formação de um maior número de engenheiros elétricos com capacitação técnica para o fotovoltaico seria de grande valia.


RBS Magazine: Cite um dos diferenciais da Sky Sollaris no mercado de energia solar.

ADRIANA: Sempre primamos em trabalhar com produtos de qualidade e com excelência. Na fabricação buscamos trazer para o mercado nacional itens inovadores que reflitam credibilidade e confiabilidade e que são os principais fatores que exerçam influência sobre a opção do cliente final entre a empresa A e a empresa B. Atualmente trabalhamos com parcerias como BYD, Yingli, Solis inverters, Fronius, APSystem microinverters e outros parceiros que balizam um sistema de energia de 1. Linha. Nossa logística é bem distribuída em 2 (duas) unidades, as quais podem atender a uma maior demanda sem custas aos nossos integradores e dessa forma fazer com que estejamos em pontos estratégicos e mais próximos dos nossos clientes. Além disso, a Sky Sollaris oferece cursos em todo o Brasil para capacitação em sistemas de energia fotovoltaica, sendo que formamos em média 30 novos integradores por semana (cursos de início de aprendizagem) dispersos em 2 turmas e em diferentes estados. Todos os cursos são ministrados por engenheiros capacitados e visam a formação profissional aos novos entrantes no segmento.


RBS Magazine: A empresa já pensa em novidades para trazer ao setor em 2020? Se sim, nos conte um pouco sobre elas.

ADRIANA: #osolnascepratodos esse é nosso conceito e buscamos alinhar isso buscando a formação de nosso portfólio de produtos. No próximo ano iremos ampliar nossa linha para offGrid, para sistemas de bombeamento de água e reinvestimentos na atual linha que está com novidades em eficiência de performance e retornos mais atrativos.


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: