Eventos voltados para o setor de Biomassa e Energia reuniram aproximadamente quatro mil visitantes na última semana

Eventos voltados para o setor de Biomassa e Energia reuniram aproximadamente quatro mil visitantes na última semana

Image

CIBIO 2019 e 4ª Expobiomassa uniram o conhecimento e a prática para o desenvolvimento do setor

A quarta edição do Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO 2019) e a 4ª Expobiomassa movimentaram o mercado de biomassa e energia do país e do mundo na última semana. Considerado um sucesso, o evento reuniu aproximadamente quatro mil visitantes e contou com mais de 50 expositores.

O evento, que foi realizado no centro de eventos Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no Paraná entre os dias 25,26 e 27 de junho, mostrou todo seu potencial para o desenvolvimento do setor na América Latina, uma vez que uniu o conhecimento sobre o atual cenário do setor com a prática na presença das empresas expositoras.

Na visão de Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do evento, mais uma vez o setor demonstrou sua força e valor no maior evento da história. “O setor da Biomassa e Energia mais uma vez demonstrou a sua força e o seu valor realizando o maior evento da história em toda América do Sul e mostrando seu potencial tanto na inserção como fonte limpa e renovável na matriz energética brasileira, como também para a geração de energia e para a geração de empregos podendo ser uma grande válvula de escape no país para a geração de renda e geração de divisas para o governo” ressaltou ele.

A expectativa é que com o acesso a novas tecnologias e conhecimentos o setor engrene e se fortaleça cada vez mais. “O setor da biomassa tem tudo para se alavancar ainda mais nos próximos anos e isso tudo depende muito de políticas públicas inteligentes, de incentivos fiscais, incentivos municipais de isenção de impostos, além de uma atenção um pouco maior dos nossos governantes. São pontos fundamentais para que o setor possa continuar crescendo” explicou Fraga.

Um dos segmentos que pode ser beneficiado com melhores incentivos dentro da geração de energia a partir de biomassa segundo Tiago é o segmento de pellets, o qual vem encontrando espaços e se desenvolvendo conforme o mercado permite, porém ainda não se desenvolve em sua totalidade devido à falta de incentivos do poder público. “Entre esses segmentos, o pellet tem um potencial muito grande, uma vocação, uma parte de exportação que hoje já existe no país mais ainda é muito tímida e com certeza o setor poderia triplicar ou até quadriplicar o seu volume tanto de fábricas quanto de volume de produção em um curto período de dois ou três anos se o acesso a financiamentos fosse facilitado e também se normatizasse, ou seja, existissem normas mais claras para esse setor” reforça ele.

Segundo Fraga o CIBIO, a Expobiomassa e o Grupo FRG Mídias e Eventos sente-se com o dever cumprido no fomento das demandas do setor de biomassa e energia no Brasil e esperam contribuir ainda mais nas próximas edições. Ele também ressalta que agora em uma nova fase, o evento acontecerá de dois em dois anos, sendo o próximo realizado em 2021. “Em uma nova fase e pensando mais alto a gente decidiu fazer o evento agora em dois em dois anos sendo o próximo encontro em 2021, no qual parcerias importantes já estão articuladas com cinco países: Alemanha, Portugal, Itália, Espanha e China e onde teremos uma grande representatividade de empresas do exterior mais do que duplicando o número de expositores e marcas presentes” finalizou ele.


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: