Certificação e qualificação de instaladores continua sendo importante para desenvolvimento do setor fotovoltaico

Certificação e qualificação de instaladores continua sendo importante para desenvolvimento do setor fotovoltaico

Image

Especialista destaca cursos e projetos que estão disponíveis no Brasil para alavancar essa área do conhecimento

A produção de energia solar fotovoltaica vem apresentando um crescimento expressivo no Brasil e no mundo. Aos poucos, a produção que antes era inviável por causa do preço, agora já apresenta incentivos e outros caminhos para fortalecimento da geração renovável.

Junto com o crescimento, vem também os investimentos de empresas na fabricação de painéis solares, nos sistemas como um todo e também na certificação e qualificação de profissionais da área, uma das coisas mais importantes de todo o processo já que uma instalação ruim pode trazer riscos para o consumidor.

O especialista Carlos Café destaca que a profissão de instalador fotovoltaico foi criada e iniciada junto com o crescimento do setor ou até antes mesmo dele nascer. A importância da mesma para o setor foi tão grande que foram criadas certificações para fortalecer e trazer segurança ao mercado, uma vez que é necessário conhecer não somente o sistema que está sendo trabalhado, mas também os riscos de uma má instalação.

O desafio atual no momento é trazer o mercado fotovoltaico para dentro da certificação. Café destaca que é necessário que as empresas se conscientizem da importância de treinamentos e cursos para seus profissionais. "Fazer com que as empresas mandem seus instaladores para se certificar. Eles precisam estudar, se aprimorar e conhecer as regulamentações e normas de segurança” reforça.

Café também comenta sobre a importância de trazer a engenharia para dentro da certificação, pois na visão dele nenhum engenheiro ou técnico de engenharia saí totalmente preparado da faculdade para trabalhar com o mercado de energia solar fotovoltaica, desde a regulação até a parte de manutenção de uma usina solar.

A criação de um programa criado por ele juntamente com o apoio de diversas entidades como as associações do setor e também universidades tem modificado um pouco esse cenário de inexperiência. “A ideia era construir um programa muito parecido com os exemplos mundiais, onde a gente tomou como base um programa norte americano, depois um programa australiano. Fizemos um apanhado do que eles entendiam como uma coisa interessante e aí o programa foi sendo construído. Dividimos em primeiro momento em dois temas claros como segurança, que é a primeira premissa que a gente precisa trazer para o setor brasileiro entender que as instalações precisam acontecer de forma segura e depois numa segunda etapa a gente traz o tema desempenho como o mais importante” explica ele.


Fonte: Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Centro- Oeste no 2º semestre de 2019!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio

Patrocínio DIAMANTE

SICES SOLAR https://sicessolar.com.br/


Patrocínio MASTER

PHB SOLAR https://www.energiasolarphb.com.br/

SUNGROWhttps://en.sungrowpower.com/


Patrocínio OURO

WEG https://www.weg.net/institutional/BR/pt/

FRONIUS https://www.fronius.com/pt-br/brasil

CLAMPER http://www.clamper.com.br/


Patrocínio PRATA

JA SOLAR http://www.jasolar.com/html/en/

SSM http://www.ssmestruturas.com.br/

CISER http://www.ciser.com.br/


Patrocínio BRONZE


INOX-PAR http://www.inoxpar.com.br/

SOU ENERGY http://souenergy.com.br/

ENERSOLAR https://www.enersolar.eng.br/

SORA ENERGIAS https://www.soraenergias.com.br/


Patrocínio CULTURAL

POLITEC http://www.politec.com.br/

PROAUTO http://www.proautomacao.com.br/


Patrocínio TECNOLÓGICO

SOLARVIEW https://www.solarview.com.br/


Informações gerais:
Data: 14 e 15 de agosto de 2019
Goiânia - Goiás - Brasil
Site: http://www.forumgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: