Linhas de financiamento para projetos renováveis de geração de energia foram debatidos no último mês em Minas Gerais

Linhas de financiamento para projetos renováveis de geração de energia foram debatidos no último mês em Minas Gerais

Image

Linhas de crédito, viabilização, prazos e consórcios estiveram entre os temas debatidos

Durante o mês de abril a comissão extraordinária de energias renováveis e recursos hídricos em Minas Gerais debateu o financiamento de sistemas para a produção de energia renovável no estado. Com o propósito de desenvolver as regiões mais pobres e fomentar o uso de energia limpa, a comissão reuniu em audiência empresários, engenheiros, representantes do governo estadual e também o superintendente do Banco do Nordeste (BNB).

Durante a audiência, o deputado Gil Pereira destacou a importância das fontes limpas para o desenvolvimento econômico e social do estado e também a importância do BNB para as linhas de financiamento neste tipo de projeto. Segundo a instituição financeira já existe linhas de crédito para projetos tanto residenciais, comerciais e industriais de energia limpa.

As linhas de crédito, segundo a instituição financeira, estão direcionadas atualmente para duas fontes em potencial que se trata da energia solar, a qual é produzida por painéis solares e também a eólica, gerada a partir de aerogeradores. Cerca de 169 municípios mineiros na área da SUDENE já podem aderir as linhas de financiamento e os recursos para 2019 estão orçados em 2 bilhões e 700 milhões de reais.

De acordo com o representante do banco na ocasião, João Nilton Castro Martins, o contrato tem conta com vários prazos e varia de acordo com a sua viabilização. “O público alvo vai desde as empresas industriais e grupos conglomerados até pessoa física e o prazo que se coloca é até 12 anos ou seis com um ano de carência. Quem vai definir isso é o seu projeto, a viabilidade do seu projeto e excepcionalmente pode se chegar até 20 anos pela análise técnica” explica ele.

Já sobre os equipamentos que entram no financiamento estão as placas solares menores, as quais geralmente fazem parte de projetos para pessoas físicas e jurídicas rurais até projetos maiores dependendo da viabilidade e riscos apresentados pelo interessado.

A audiência também debateu a possibilidade da criação de consórcios para o seguimento renovável e quais as melhores soluções para chegar ao resultado esperado do desenvolvimento mineiro. As regiões com maiores potenciais para geração de energia solar foram apresentadas durante o evento e temas sobre prazos e acordos para o bom andamento da Geração Distribuída no estado abordados.


Fonte: Portal Brasil Solar


b>Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sul no 1º semestre de 2019!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio

Patrocínio DIAMANTE

SICES SOLAR https://sicessolar.com.br/


Patrocínio MASTER

PHB SOLAR https://www.energiasolarphb.com.br/


Patrocínio OURO

WEG https://www.weg.net/institutional/BR/pt/

FRONIUS https://www.fronius.com/pt-br/brasil

CLAMPER http://www.clamper.com.br/


Patrocínio PRATA

SUNGROW https://en.sungrowpower.com/

JA SOLAR http://www.jasolar.com/html/en/


Patrocínio BRONZE

SSM http://www.ssmestruturas.com.br/

INOX-PAR http://www.inoxpar.com.br/

BYD http://www.byd.ind.br/


Patrocínio CULTURAL

SOLLED ENERGIA http://www.solledenergia.com.br/

SOU ENERGY http://souenergy.com.br/

POLITEC http://www.politec.com.br/

PROAUTO http://www.proautomacao.com.br/


Patrocínio TECNOLÓGICO

SOLARVIEW https://www.solarview.com.br/

Informações gerais:
Data: 05 e 06 de junho de 2019
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Site: http://www.forumgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: