Claro viabiliza a construção da maior usina de energia solar de Brasília

Claro viabiliza a construção da maior usina de energia solar de Brasília

Image

Planta teve licenciamento ambiental inovador e em tempo recorde de apenas uma semana com expertise do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM)

Em linha com seu compromisso sustentável e a transição energética do país, a Claro acaba de inaugurar a maior usina de energia solar de Brasília, o Complexo Solar Jequitibá, localizado na Ceilândia. A planta foi construída pela parceira RZK Energia e possui 5 MW de capacidade instalada. A energia limpa fornecida pela usina contribuirá para o abastecimento de aproximadamente 340 estruturas operacionais, lojas e prédios da operadora na região.

Esse é mais um resultado do programa A Energia da Claro, que prevê o uso de energia limpa por meio de Geração Distribuída e a adoção de ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas operações e instalações no Brasil. É o maior projeto de Geração Distribuída do País entre empresas privadas e o primeiro entre empresas de Telecomunicações.

Por conta do programa, a energia utilizada pela Claro já é proveniente de diversas fontes renováveis: Solar, Eólica, Hidrelétrica, Biogás e Cogeração Qualificada. Além disso, o projeto engloba ações como a de mobilidade elétrica (incentivo do uso de carros e bicicletas elétricas) e de eficiência energética.

"Acreditamos que o investimento privado em energia renovável e eficiência energética é uma das maiores tendências em todos os setores da indústria no Brasil e no mundo. Os benefícios sustentáveis ultrapassam a questão financeira. O lançamento dessa nova usina solar é mais um passo em direção à consolidação da Claro em seu objetivo de ter energia sustentável, descentralizada e descarbonizada, dentro de um processo 100% digital", diz João Pedro Neves, diretor de Suporte Financeiro ao Negócio da Claro Brasil.

A participação do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) para a construção do projeto foi inovadora no que diz respeito ao tema licenciamento ambiental. Para incentivar novos investimentos em energia limpa e renovável, o Instituto concedeu a permissão ambiental ao projeto em apenas uma semana, modelo que deve ser replicado pelo órgão a outros projetos de geração de energia renovável com características semelhantes.

"O território do DF se consolida como um ambiente de negócios propício para se tornar um pólo de atração e difusão de energia limpa e renovável. Trata-se de um exemplo importante da força da economia verde no Brasil", completou o presidente do Ibram, Edson Duarte.


Fonte: Assessoria


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sul no 1º semestre de 2019!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio

Patrocínio DIAMANTE

SICES SOLAR https://sicessolar.com.br/


Patrocínio MASTER

PHB SOLAR https://www.energiasolarphb.com.br/


Patrocínio OURO

WEG https://www.weg.net/institutional/BR/pt/

FRONIUS https://www.fronius.com/pt-br/brasil

CLAMPER http://www.clamper.com.br/


Patrocínio PRATA

SUNGROW https://en.sungrowpower.com/

JA SOLAR http://www.jasolar.com/html/en/


Patrocínio BRONZE

SSM http://www.ssmestruturas.com.br/

INOX-PAR http://www.inoxpar.com.br/

BYD http://www.byd.ind.br/


Patrocínio CULTURAL

SOLLED ENERGIA http://www.solledenergia.com.br/

SOU ENERGY http://souenergy.com.br/

POLITEC http://www.politec.com.br/

PROAUTO http://www.proautomacao.com.br/


Patrocínio TECNOLÓGICO

SOLARVIEW https://www.solarview.com.br/

Informações gerais:
Data: 05 e 06 de junho de 2019
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Site: http://www.forumgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: