Criação de chamada pública por parte de distribuidoras de energia pode favorecer setor de Geração Distribuída no Brasil

Criação de chamada pública por parte de distribuidoras de energia pode favorecer setor de Geração Distribuída no Brasil

Image

Especialista destaca que o processo pode trazer mais transparência para os negócios

A produção de energia solar, principalmente voltada a Geração Distribuída, no estado de Goiás, vem ganhando lugar no mercado apesar de ainda encontrar alguns desafios pelo caminho. De acordo com o diretor regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em Goiás, Carlos Cunha os gargalos para a produção de energia a partir da geração distribuída no estado ainda são muitos, mas os dois principais estão voltados para o financiamento de projetos e a burocracia dos trâmites internos da concessionária.

Segundo o especialista o estado de Goiás não conta com um suporte para recursos baratos voltados para projetos de geração de energia limpa através da Geração Distribuída. “Nós não temos como no Nordeste um Banco do Nordeste, por exemplo, o nosso projeto de dinheiro lá que é o FCO possui uma tradição muito voltada para o mercado agro e então hoje para a produção de Geração Distribuída nós temos essa limitação de recursos” explica Cunha.

Já em relação a concessionária Carlos destaca que o problema está voltado para a demora no cumprimento de prazos estabelecidos, o que prejudica todo o processo uma vez que existe a cobrança por parte do cliente, a compra do material que pode sofrer depreciação com o tempo entre outras problemáticas pela demora. O não cumprimento de prazos acontece segundo especialista por uma junção entre o desconhecimento do processo como por falta de vontade política das distribuidoras.

Cunha destaca que a situação vem incomodando bastante as empresas integradoras, uma vez que as mesmas sentem o ambiente hostil em que estão inseridas. Dentre os pontos destacados pelo especialista está a falta de transparência entre o relacionamento entre as duas partes, onde a mesma deveria ser mais direta e objetiva, além de também haver uma falha de comunicação entre as duas.

Uma das soluções apontadas por Cunha para modificar esse cenário de comunicação está na criação de uma chamada pública por parte da distribuidora, a qual disponibilizaria todos os pontos de conexões disponíveis com seus respectivos custos. “Uma das coisas que nós colocamos é por que não abrir publicamente onde fica melhor fazer as conexões para a própria distribuidora, pois se a geração distribuída é capaz de trazer ou de promover algum benefício, por que não colocar isso de maneira clara, mapear, mostrar para os empreendedores e investidores aonde é possível fazer as conexões de forma até a ajudar a própria distribuidora a diminuir os custos de investimentos” ressalta ele.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sul no 1º semestre de 2019!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio

Patrocínio DIAMANTE

SICES SOLAR https://sicessolar.com.br/


Patrocínio MASTER

PHB SOLAR https://www.energiasolarphb.com.br/


Patrocínio OURO

WEG https://www.weg.net/institutional/BR/pt/

FRONIUS https://www.fronius.com/pt-br/brasil

CLAMPER http://www.clamper.com.br/


Patrocínio PRATA

SUNGROW https://en.sungrowpower.com/

JA SOLAR http://www.jasolar.com/html/en/


Patrocínio BRONZE

SSM http://www.ssmestruturas.com.br/

INOX-PAR http://www.inoxpar.com.br/


Patrocínio CULTURAL

SOLLED ENERGIA http://www.solledenergia.com.br/

SOU ENERGY http://souenergy.com.br/

POLITEC http://www.politec.com.br/

PROAUTO http://www.proautomacao.com.br/


Patrocínio TECNOLÓGICO

SOLARVIEW https://www.solarview.com.br/

Informações gerais:
Data: 05 e 06 de junho de 2019
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Site: http://www.forumgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: