RBS Magazine traz uma entrevista exclusiva com Álvaro García-Maltrás, diretor geral para a América Latina e Região do Caribe da Trina Solar

RBS Magazine traz uma entrevista exclusiva com Álvaro García-Maltrás, diretor geral para a América Latina e Região do Caribe da Trina Solar

Image

A empresa é uma das líderes do segmento de energia solar no Brasil

RBS Magazine: Conte-nos brevemente sobre a história da Trina Solar, sua fundação e seus fundadores.

Álvaro: A Trina Solar foi fundada em 1997 por Gao Jifan. Como pioneira solar, a Trina Solar ajudou a mudar a indústria solar crescendo de uma das primeiras empresas PV da China para se tornar um líder mundial em tecnologia e fabricante de solar.

RBS Magazine: Conte-nos mais sobre a estrutura global da Trina Solar.

Álvaro: A Trina Solar é uma empresa multinacional com presença local em mais de 15 países, tendo sua sede corporativa em Changzhou, China. As principais instalações de fabricação estão localizadas na China, Vietnã, Tailândia e Espanha. A empresa está estruturada em unidades de negócios diferentes, abrangendo atividades como a fabricação e comercialização de módulos, desenvolvimento de projetos e sistemas de armazenamento, fabricantes e comercialização de trackers, internet das coisas (IoT) aplicada nos projetos FV. Os produtos da TRINA foram implantados em 105 países para os quais a TRINA transportou mais de 40GW. Na América Latina, a Trina tem presença local no Brasil, México, Colômbia e Chile.


RBS Magazine: Quais são os principais aspectos diferenciais dos produtos e serviços de painéis da Trina Solar no mercado global?


Álvaro: As principais características da Trina Solar são sua consistência, capacidade de inovação e sua oportunidade para produtos e serviços de alta qualidade. A Trina Solar está entre os principais players globais há mais de 10 anos e demonstra a capacidade da empresa em alcançar um crescimento significativo em diferentes cenários de mercado, sempre focando em decisões sustentáveis de negócios e implementando uma visão de longo prazo, gerenciando riscos e fazendo o máximo das oportunidades existentes. Isto faz a Trina a marca com maior bancabilidade global no mercado de FV, enquanto empresários entendem que a empresa não tomará riscos desnecessários derivados de uma visão de negócios de curto prazo. Além disso, desde seus primeiros dias, a Trina tem dedicado grande investimento e esforços para desenvolver o melhor estado dos produtos de arte, batendo os recordes de eficiência mundial 18 vezes e com mais de 1000 patentes registradas. A força da Trina para a inovação não está limitada aos seus produtos, mas também aos seus modelos de negócios. Além disso, a Trina está sempre à procura de excelência, dos níveis de serviço oferecidos aos seus clientes à qualidade dos seus produtos. A Trina faz testes de vários módulos fabricados pela empresa superiores às exigidas pelos certificados de mercado, acrescentando pontos de inspeção adicional durante o processo de fabricação para assegurar o resultado excelentes destes e prestando atenção especial para cumprimento das especificações dos materiais necessários para fabricá-los. A Trina possui equipes formadas por excelentes profissionais que compartilham seu apreço pelos benefícios do uso da energia solar ao meio ambiente e à humanidade. Esses são um dos segredos de sucesso da empresa.


RBS Magazine: Quais são os planos da Trina Solar para o mercado fotovoltaico brasileiro?

Álvaro: Na Trina pensamos que o Brasil é certamente um dos principais mercados FV da América Latina e consequentemente temos o compromisso de contribuir para o seu desenvolvimento conforme fizemos em outros mercados emergentes globalmente. O mercado FV brasileiro é especialmente interessante porque é bem estruturado entre a geração centralizada e sistemas de geração distribuída. Pensamos que estas características, juntas com o excelente recurso solar que existe no Brasil e todas as vantagens desta tecnologia relacionada ao meio ambiente, sua adaptabilidade de ser instalada virtualmente em qualquer lugar com rapidez, sua competitividade, sua capacidade de criar empregos sustentáveis, assegura seu crescimento e desenvolvimento. A Trina está construindo alianças com parceiros locais com os quais pretendemos cooperar e crescer juntos neste principal mercado emergente. Faremos isto em todos os segmentos de mercado brasileiro FV, desde projetos em escala a instalações de geração distribuída e até mesmo instalações residenciais. Todos esses segmentos requerem uma estratégia e dedicação diferentes para cada caso, e a Trina está aumentando a sua equipe brasileira para lidar com cada uma delas eficientemente.

RBS Magazine: Quais são os lançamentos e novidades da Trina Solar para 2019 no mercado fotovoltaico brasileiro?

Álvaro: Este mês a Trina está lançando novas linhas de produtos baseadas em tamanhos de células maiores e novas tecnologias para módulos half-cell. Isso poderá nos habilitar a oferecer módulos de potência superior ao cliente, excedendo 400W para os monocristalianos. Nós identificamos que este é um requisito de nossos clientes e como a Trina empenhou seus recursos para atendê-lo. Esta tecnologia também pode ser aplicada aos novos módulos bifaciais da Trina, capazes de gerar energia tanto da exposição direta da luz solar quanto da refletida pelo solo com um dos níveis de maior eficiência na indústria. Além disso, a Trina tomou um passo inovador após a demanda dos nossos clientes e passou a oferecer a solução TrinaPro, que consiste na combinação de módulo + tracker + inversores, somados à engenharia e serviços de design para cada projeto, de forma adaptada e otimizada em cada caso específico. Estes produtos já estão disponíveis no Brasil.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: