Deputado Gil Pereira é eleito presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos

Deputado Gil Pereira é eleito presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos

Image

Comissão pretende debater políticas públicas que visem ampliar a participação de fontes de energia limpa na matriz energética mineira,

O deputado Gil Pereira presidirá a Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, após ser eleito por unanimidade em reunião especial nesta quarta-feira (20/03/19). Criado pela Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o grupo parlamentar terá entre suas atribuições debater políticas públicas que visem ampliar a participação de fontes de energia limpa na matriz energética mineira, como solar fotovoltaica e eólica, além de discutir o uso racional e sustentável dos recursos hídricos do Estado.

“Avançaremos com o trabalho que resultou na pioneira e inovadora legislação de Minas com incentivos às energias renováveis, especialmente a geração de fonte solar, implantada desde 2013. É o melhor Estado para se investir, especialmente no nosso ensolarado Norte de Minas, graças à Lei nº 22.549/17 de minha autoria, única no país que isenta de ICMS usinas solares até 5 MW. O objetivo é estender o incentivo tributário à geração eólica e de biomassa. Na questão hídrica, o reservatório de Viamão, em Mato Verde, é hoje uma realidade. Prosseguem os projetos de Congonhas e Jequitaí, já iniciado, uma das maiores esperanças para o Rio São Francisco”, declarou o deputado Gil Pereira.

Mais de 12 empreendimentos solares, incluindo a megausina de Pirapora (411 MW), já foram energizadas no período no Norte de Minas, além dos outros 70 pedidos de implantação junto à Cemig. Desde maio, foram investidos na região mais de meio bilhão de reais em usinas na faixa de potência de 5 MW. Para 2019, a previsão já supera 1 bilhão de reais. Trabalho realizado em sintonia com o desejo do consumidor por redução no custo da energia e a necessidade de diversificação da matriz energética.


Atribuições

O deputado Betinho Pinto Coelho foi eleito vice-presidente da comissão, que conta com integrantes efetivos e suplentes dos quatro blocos parlamentares: Sou Minas Gerais; Liberdade e Progresso; Minas Tem História; e Democracia e Luta. As reuniões ordinárias serão realizadas às quartas-feiras, às 15h30.

A Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos terá como principais atribuições: realizar estudos e debates sobre a situação da produção e do consumo de energia de fontes renováveis no Estado; discutir políticas públicas que visem ao aumento da participação de fontes de energia renovável alternativa à hidrelétrica na matriz energética do Estado; e debater as políticas públicas destinadas à promoção do uso racional e sustentável, da proteção e da conservação dos recursos hídricos do Estado.


Fonte: Assessoria


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sul no 1º semestre de 2019!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio

Patrocínio DIAMANTE

SICES SOLAR https://sicessolar.com.br/


Patrocínio MASTER

PHB SOLAR https://www.energiasolarphb.com.br/


Patrocínio OURO

WEG https://www.weg.net/institutional/BR/pt/

FRONIUS https://www.fronius.com/pt-br/brasil

CLAMPER http://www.clamper.com.br/


Patrocínio PRATA

SUNGROW https://en.sungrowpower.com/

JA SOLAR http://www.jasolar.com/html/en/


Patrocínio BRONZE

SSM http://www.ssmestruturas.com.br/

INOX-PAR http://www.inoxpar.com.br/


Patrocínio CULTURAL

SOLLED ENERGIA http://www.solledenergia.com.br/

SOU ENERGY http://souenergy.com.br/

POLITEC http://www.politec.com.br/

PROAUTO http://www.proautomacao.com.br/


Patrocínio TECNOLÓGICO

SOLARVIEW https://www.solarview.com.br/

Informações gerais:
Data: 05 e 06 de junho de 2019
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Site: http://www.forumgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: