Especialista em tributação ressalta que lei de convalidação pode propiciar crescimento de Geração Distribuída

Especialista em tributação ressalta que lei de convalidação pode propiciar crescimento de Geração Distribuída

Image

Legislação benéfica criada em Minas Gerais pode ser expandida para outros estados

A tributação tem sido um dos empecilhos que mais impactam o setor de Geração Distribuída no Brasil. Atualmente o país conta com poucos benefícios, o que prejudica o desenvolvimento no setor, o qual poderia crescer ainda mais se houvesse mais incentivos fiscais.

Segundo a especialista Mauren Bragança, especialista em tributação, os benefícios fiscais oferecidos ao setor de GD possuem uma grande relevância para o seu bom desenvolvimento. A legislação pioneira para o setor em Minas Gerais, por exemplo, é considerada um dos modelos a serem seguidos por outros estados, uma vez que a mesma permite a isenção tributária no sistema de compensação.

O crescimento da Geração Distribuída em Minas é resultado das leis mais benéficas que o estado possui segundo os especialistas. De acordo com Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) Minas é o estado com mais conexões deste tipo de energia, sendo responsável por 20% das ligações. A expectativa da associação é que a situação também se repita em outros estados como São Paulo, Maranhão, Pernambuco entre outros.

Apesar de ser vista com bons olhos pelos tributaristas, a legislação mineira acaba tendo a trava quantitativa além do que é permitido pelo atual convênio 16/2015, que permite a isenção do ICMS de equipamentos e sistemas que gerem energia renovável e aceito pela maioria dos estados brasileiros.

Bragança destaca que a lei de convalidação propicia que os estados da região Sudeste como Rio de Janeiro, Espirito Santo e São Paulo, os quais estão na mesma região que o estado concedente do benefício mais benéfico que seria Minas Gerais, de estenderem os benefícios para suas regiões e se igualar em termos tributários. “Atualmente nós estamos vivendo um grande momento de oportunidade, dos estados que compõe a região sudeste expandirem os benefícios fiscais para o setor de energia renovável sob o sistema de compensação que é o que dispõe o convênio” explica a especialista.

A expectativa é que futuramente essa possibilidade se estenda para outros estados também através de leis que incentivem mais questões que voltadas para incentivos fiscais no desenvolvimento de energia limpa no Brasil. Segundo a ABGD o interesse de muitas regiões é grande para acompanhar Minas neste tipo de geração de energia juridicamente e segundo Mauren a questão pode ser resolvida a através de portarias e decretos. “É o momento de diligenciar junto aos governos dos estados da região sudeste para que todos se expandam e é o que todos esperam” explica ela.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sul no 1º semestre de 2019!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio

Patrocínio DIAMANTE

SICES SOLAR https://sicessolar.com.br/


Patrocínio MASTER

PHB SOLAR https://www.energiasolarphb.com.br/


Patrocínio OURO

WEG https://www.weg.net/institutional/BR/pt/

FRONIUS https://www.fronius.com/pt-br/brasil

CLAMPER http://www.clamper.com.br/


Patrocínio PRATA

SUNGROW https://en.sungrowpower.com/

JA SOLAR http://www.jasolar.com/html/en/


Patrocínio BRONZE

SSM http://www.ssmestruturas.com.br/

INOX-PAR http://www.inoxpar.com.br/


Patrocínio CULTURAL

SOLLED ENERGIA http://www.solledenergia.com.br/

SOU ENERGY http://souenergy.com.br/

POLITEC http://www.politec.com.br/

PROAUTO http://www.proautomacao.com.br/


Patrocínio TECNOLÓGICO

SOLARVIEW https://www.solarview.com.br/

Informações gerais:
Data: 05 e 06 de junho de 2019
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Site: http://www.forumgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: