Mudança na resolução 482 da ANEEL voltada para a Geração Distribuída vem sendo debatida por especialistas

Mudança na resolução 482 da ANEEL voltada para a Geração Distribuída vem sendo debatida por especialistas

Image

Um encontro entre a ABGD e empresários do setor em fevereiro destacou a importância do estudo realizado pela agência

As mudanças na resolução 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vem sendo bastante debatida por especialistas do setor no último mês. Um encontro entre especialistas da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e empresas do setor durante o Fórum GD - Região Sudeste teve como objetivo ressaltar a importância das audiências públicas sobre as mudanças e como elas poderão fortalecer para o desenvolvimento do setor.

De acordo com a ANEEL atualmente as distribuidoras de energia alegam que o atual sistema impede uma remuneração adequada da rede de distribuição, mas em contrapartida os instaladores e consumidores afirmam que os benefícios da geração distribuída são enormes e o modelo atual deve permanecer para consolidação do mercado.

Para resolver o problema, a ANEEL decidiu então criar uma consulta pública sobre o tema em 2018, a qual resultou em uma análise de impacto regulatório que aponta soluções para o crescimento e fortalecimento deste tipo de geração de energia. O estudo desenvolvido pela agência criou uma espécie de tarifação para a quantidade de energia produzida e audiências públicas em 2019 foram abertas para discutir o assunto e chegar em uma análise bem consolidada. A data final é até 19 de abril para quem deseja participar e o acesso é através do site da agência.

O debate durante o Fórum GD teve como objetivo mostrar a visão dos envolvidos e o que eles esperam desta nova resolução. Para Gustavo Buiatti, presidente da ALSOL Energias Renováveis, o estudo desenvolvido pela ANEEL foi bem estruturado e a partir das audiências públicas para tratar sobre o tema é possível ver por quais caminhos a resolução seguirá. “A expectativa é que a gente consiga aumentar esse gatilho com base em todo o trabalho que foi feito pela agência” ressaltou ele.

A importância dos dados reais sobre Geração Distribuída também foi algo bastante destacado pelos especialistas, já que para uma boa análise quanto mais informação real melhor. Os sistemas de armazenamento também entraram em pauta mostrando que futuramente o preço das baterias irão cair devido a chegada dos carros elétricos e isso fortalecerá não somente os veículos, mas também os sistemas já que compensará bastante armazenar energia seja em residências ou em empresas e de certa forma reduzir o custo deste tipo de energia.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sul no 1º semestre de 2019!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio

Patrocínio DIAMANTE

SICES SOLAR https://sicessolar.com.br/


Patrocínio MASTER

PHB SOLAR https://www.energiasolarphb.com.br/


Patrocínio OURO

WEG https://www.weg.net/institutional/BR/pt/

FRONIUS https://www.fronius.com/pt-br/brasil

CLAMPER http://www.clamper.com.br/


Patrocínio PRATA

SUNGROW https://en.sungrowpower.com/

JA SOLAR http://www.jasolar.com/html/en/


Patrocínio BRONZE

SSM http://www.ssmestruturas.com.br/

INOX-PAR http://www.inoxpar.com.br/


Patrocínio CULTURAL

SOLLED ENERGIA http://www.solledenergia.com.br/

SOU ENERGY http://souenergy.com.br/

POLITEC http://www.politec.com.br/

PROAUTO http://www.proautomacao.com.br/


Patrocínio TECNOLÓGICO

SOLARVIEW https://www.solarview.com.br/

Informações gerais:
Data: 05 e 06 de junho de 2019
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Site: http://www.forumgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: