A Revista RBS Magazine traz uma entrevista exclusiva com Desheng Lei, diretor de vendas na América do Sul, da Solis Inverts

A Revista RBS Magazine traz uma entrevista exclusiva com Desheng Lei, diretor de vendas na América do Sul, da Solis Inverts

Image

O especialista fala sobre as expectativas da empresa para o setor de Geração Distribuída no Brasil

RBS: Conte-nos um pouco sobre a história da Solis Inverts e como ela opera no mercado brasileiro.

Desheng Lei: Fundada em 2005, a Ginlong Solis é uma das maiores e mais antigas empresas globais de inversores de linha especialistas que fabricam inversores string para converter DC para AC. Os sistemas interagem com a rede elétrica e ajudam a reduzir a pegada de carbono da sociedade humana. Os desenvolvedores e investidores de energia solar se beneficiam de uma linha completa de produtos ultra confiáveis como residencial, mercado solar comercial e de escala de utilidade, os quais incluem proprietários de casas, donos de empresas, utilitários, tecnologias rentáveis, inovadoras e rentáveis para inversores de fios, vendidas sob a marca Ginlong Solis. Esses produtos são instalados globalmente, otimizados para mercados locais e atendidos por equipes experientes locais, para proporcionar um retorno significativo de longo prazo para interessados em acelerar a transição para um futuro mais sustentável. A Ginlong ganhou o prestigiado prêmio Brand Inverter Brand Award da marca EUPD em 2016, 2017 e 2018. A empresa também ganhou o Rank 5 no mercado global de inversores monofásicos de string (MWac) em 2016 e 2017, o GTM Research e Rank 4 no mercado global de inversores trifásicos de string (MWac) em 2017 e os Inversores da Ginlong Solis também estão instalados na Torre Eiffel, em Paris. O inversor de Ginlong Solis está listado nas listas de fornecedores aprovados dos principais bancos e institutos financiadores. O teste de qualificação de inversor de terceiros foi concluído pelo INMETRO. O Brasil tem uma boa condição de sol e o preço da eletricidade no país é cara, por isso acreditamos que há muito potencial no mercado brasileiro de energia solar. A Ginlong tem muitos anos de experiências nos mercados da China, EUA, Europa e Índia e nós acreditamos que nossas experiências e produtos competitivos podem ajudar mais clientes brasileiros. Atualmente nós já temos alguns grandes clientes no Brasil, também construímos nossa equipe técnica local em Campinas. No futuro também gostaríamos de estabelecer nosso sistema de armazenamento no país e fornecer serviços abrangentes aos nossos clientes. Para fortalecer o marketing da empresa nós decidimos nos juntar a mais eventos no Brasil para expandir nossa marca, como o Fórum GD. Nós também gostaríamos de mostrar nossa marca em canais de mídia mais profissionais no Brasil. Para mais informações, visite-nos em www.ginlong.com.

RBS: Quais projetos a empresa está desenvolvendo para o setor solar fotovoltaico em 2019?

Desheng Lei: Como um fabricante de inversores nós fornecemos inversores para projetos ao invés de desenvolver projetos diretamente. Você pode ver muitos dos nossos inversores em alguns projetos famosos do mundo como, por exemplo, o projeto da Torre Eiffel na França e o Pavilhão de Madrid no World Affair em 2010. Até o momento nossa nova linha de produção pode produzir mais de 3,5 GW de inversores em um ano. Nós acreditamos que nossas experiências globais de sucesso podem ajudar muito nossos clientes no Brasil. Nós também gostaríamos de abrir mais linhas de produção em 2019. Este ano projetamos alguns novos produtos para o mercado brasileiro, pois achamos que esses produtos sejam muito populares. Para os produtos monofásicos temos produtos de 7kW a 10kW com 3 MPPT, estes produtos podem ser mais flexíveis e compiláveis com diferentes formas de instalação de painéis solares, o que significa que pode gerar mais energia dentro da mesma área do telhado. Para os inversores trifásicos, além do sistema de saída de 380V, também desenvolvemos produtos de baixa tensão (com saída 220V) para o mercado brasileiro. Enquanto isso, nosso sistema híbrido pode ajudar mais famílias que não podem se conectar à rede elétrica no Brasil, este sistema pode funcionar bem tanto no sistema de rede como fora da rede.

RBS: Como você avalia a indústria de geração distribuída no Brasil?

Desheng Lei: O mercado brasileiro de distribuição fotovoltaica é incrível e está crescendo muito rápido. Em 2018, a energia solar distribuída chegou a 600MW. Achamos que ainda há um enorme potencial para o desenvolvimento de energia fotovoltaica no Brasil. O governo está pagando mais e dando mais atenção para o desenvolvimento do mercado solar. Mais políticas de incentivo foram publicados e acreditamos que, sob os esforços de todas as partes relevantes, de acordo com o “Plano Decenal de Expansão de Energia 2026” pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a energia total de distribuição PV pode exceder 3,5 GW. Estamos muito confiantes no PV brasileiro mercado.

RBS: Qual a importância de eventos regionais como o Fórum GD - Região Sudeste para o setor de geração distribuída e por que a empresa decidiu participar?

Desheng Lei: A região Sudeste é um dos mercados solares mais importantes do Brasil. O sol brilha no Sudeste e é impressionante. São Paulo e Rio de Janeiro estão localizados nessa área. A economia e a logística aqui são as melhores do Brasil e nós vemos muitos projetos leiloados nesta região do governo e mais pessoas querem usar a energia solar nesta área. Nós, da Ginlong, acreditamos que podemos apoiar os clientes nesta área e no resto do Brasil. Nossa equipe local é baseada em Campinas, São Paulo. Nós podemos fornecer local após serviços de venda e programa de treinamento para nossos clientes na região Sudeste e em todo o Brasil.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: