Projeto de lei que prevê implantação de usinas solares e eólicas marítimas é aprovado no Brasil

Projeto de lei que prevê implantação de usinas solares e eólicas marítimas é aprovado no Brasil

Image

Objetivo é incentivar produção sustentável no país e contribuir com repasses para educação e saúde

Na última semana o senado brasileiro aprovou o projeto brasileiro (PSL 484/2017) que prevê a implantação de usinas solares e eólicas de forma marítima, ou seja, que geram energia elétrica sobre o mar, rio e lagos a partir do sol e do vento. A matéria agora segue para as Câmaras dos Deputados.

O projeto é de autoria do senador Fernando Collor (PTC-AL), que primeiramente favorecia somente usinas eólicas, porém com parecer favorável o relator do projeto, Walter Pinheiro (Sem partido – BA) sugeriu algumas mudanças como a inclusão de usinas solares e também alterações sobre os repasses feitos pelas empresas para o Estado, uma vez que as mesmas utilizarão áreas da União.

As usinas poderão, segundo o documento, ser instaladas no mar territorial até 22 quilômetros da costa e também na chamada zona econômica exclusiva, a qual é de até 370 quilômetros. Os repasses serão de 45% dos recursos para os estados e municípios e 10% ficará com a União. De acordo com o texto do projeto o rateio seguirá as regras utilizadas para os fundos de participação dos estados, do Distrito Federal e também dos municípios. O dinheiro arrecadado será utilizado somente para áreas de educação e saúde.

Em nota Walter Pinheiro destacou que o projeto é bastante inovador e se compara com projetos já criados em outros países como Alemanha e Dinamarca. “O projeto é engenhoso e inovador. O caminho natural da energia eólica leva para o mar, onde os ventos são de melhor qualidade e ocorrem muito menos interferências com outras atividades produtivas do que em terra. Essa tendência está consolidada na Alemanha, Dinamarca e Reino Unido” ressaltou ele.

Os rendimentos criados pelas usinas solares e eólica beneficiarão não somente a região onde a mesma será implantada como também os Ministérios do Meio Ambiente, o Ministério de Minas e Energia e também o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do país. Sobre questões de licitações e potência instalada o projeto de lei autoriza a implantação de parques eólicos com potência superior a 5 mil KW e usinas solares com potência superior a mil KW em terras e corpos d’água que estão sobre domínio da União.

Segundo o autor do projeto todas as licitações serão realizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e deverão passar por estudos de impacto ambiental.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2019!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio

Patrocínio DIAMANTE

SICES BRASIL https://sicessolar.com.br/


Patrocínio MASTER

PHB Solar http://www.phb.com.br/

SUNGROW https://en.sungrowpower.com/


Patrocínio OURO

FRONIUS https://www.fronius.com/pt-br/brasil


Patrocínio PRATA

SSM Estruturas Metálicas Solar https://www.ssmmetalicas.com.br/

SOLIS Inverters http://www.solisinverters.com.au/


Patrocínio BRONZE

INOX- PAR http://www.inoxpar.com.br

BDMG https://www.bdmg.mg.gov.br/


Patrocínio CULTURAL

SOU ENERGY http://souenergy.com.br/

ROMAGNOLE https://www.romagnole.com.br/


Informações gerais:
Data: 20 e 21 de fevereiro de 2019
Belo Horizonte - MG - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: