Região Sudeste está investindo cada vez mais em sistemas de Geração Distribuída

Região Sudeste está investindo cada vez mais em sistemas de Geração Distribuída

Image

Ranking Nacional de conexões de sistemas e potência instalada mostra Minas Gerais em primeiro lugar

O interesse pela produção da própria energia vem crescendo no Brasil e com ele as oportunidades de negócios que envolvem todo o setor energético a partir de fontes renováveis do país. O crescimento foi tão expressivo que até o primeiro semestre de 2018 o setor alcançou mais de 30 mil sistemas fotovoltaicos instalados, permitindo assim uma produção de 1,5 GW de capacidade instalada de energia limpa.

De acordo com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a região sudeste é uma das que mais cresce neste tipo de investimento, sendo o estado de Minas Gerais líder no número de conexões por estado e também líder na potência instalada. São Paulo aparece logo atrás com mais de cinco mil conexões. A fonte mais escolhida para este tipo de geração de energia atualmente vem sendo a solar fotovoltaica.

Alguns dos motivos que levaram o setor a ter esse crescimento expressivo foi a oferta de incentivos e linhas de financiamento para os equipamentos, além de também o setor apresentar uma queda nos preços da tecnologia e o aumento da conta de energia elétrica da população, o que fez com que o brasileiro procurasse alternativas para combater este gasto.

De acordo com alguns especialistas a expectativa é que o setor de geração distribuída chegue em 2024 com 887 mil sistemas de energia solar instalados por todo o território brasileiro. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram uma projeção dos sistemas fotovoltaicos instalados nos próximos anos, dividido em três modalidades como comercial, residencial e outros tipos de instalação que incluem áreas rurais e também iluminação pública. A modalidade residencial aparece em primeiro lugar, com 91% das instalações.

Já em relação a potência instalada, a projeção da ANEEL demonstra que os sistemas instalados pela modalidade comercial ultrapassam os demais, uma vez que apesar da pouca quantidade, os sistemas são maiores e geram mais energia.

A conclusão de muitos especialistas é que em todas as modalidades apresentarão um aumento nos próximos anos e as oportunidades de crescimento acompanharão o setor. Com as linhas de financiamento criadas, mais o interesse de empresas na fabricação, distribuição e instalação de sistemas para geração distribuída, o Brasil atingirá um patamar importante na produção de energia limpa no mundo.


Fórum GD - Região Sudeste

É diante deste cenário que o Fórum GD - Região Sudeste também acontece em 2019. Confirmado para os dias 20 e 21 de fevereiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o evento pretende reunir diversos especialistas para debater o setor e fortalecer o setor de Geração Distribuída do país. Mais informações sobre o evento, além da programação de palestras e como fazer a inscrição estão no site do evento: www.forumgdsudeste.com.br.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2019!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio

Patrocínio DIAMANTE

SICES BRASIL https://sicessolar.com.br/

Patrocínio MASTER

PHB Solar http://www.phb.com.br/

SUNGROW https://en.sungrowpower.com/


Patrocínio PRATA

SSM Estruturas Metálicas Solar https://www.ssmmetalicas.com.br/

Patrocínio BRONZE

INOX- PAR http://www.inoxpar.com.br

Patrocínio CULTURAL

SOU ENERGY http://souenergy.com.br/

Informações gerais:
Data: 20 e 21 de fevereiro de 2019
Belo Horizonte - MG - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: