Projeto leva água potável através da energia solar para comunidades ribeirinhas no Amazonas

Projeto leva água potável através da energia solar para comunidades ribeirinhas no Amazonas

Image

Iniciativa criada pelo Instituto Coca-Cola em parceria com outras 12 organizações prevê o abastecimento de mais de 492 famílias

Um projeto desenvolvido pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável e outras 12 organizações está modificando a qualidade de vidas das comunidades ribeirinhas no Amazonas. Até o final de novembro mais cinco comunidades do projeto receberão água tratada por meio de soluções inovadoras e autossustentáveis como os sistemas de energia solar.

A iniciativa chamada de Aliança Água + Acesso, que já opera em 8 estados, instala sistemas de abastecimento e tratamento da água nas comunidades. O sistema é instalado e a manutenção realizada pelos próprios moradores, os quais são treinados pelo Instituto. De acordo com a coordenação do programa o projeto perfura o solo para a criação do poço, instala os painéis solares e também um gerador de energia. Além disso o projeto também cria uma rede de distribuição e instala caixas d’água nas residências.

No Amazonas atualmente três comunidades já são beneficiadas com o projeto, o que equivale ao abastecimento de mais de 200 pessoas. O projeto tem como meta abranger agora mais comunidades nos próximos meses e impactar cerca de 492 famílias até 2019.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: