Congresso Internacional de Biomassa trouxe conhecimento e criou parcerias estratégicas para o setor de Biomassa e Energia na última semana

Congresso Internacional de Biomassa trouxe conhecimento e criou parcerias estratégicas para o setor de Biomassa e Energia na última semana

Image

Aproximadamente quatro mil visitantes estiveram presentes durante os três dias de evento

Curitiba foi palco da terceira edição do Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO 2018) na última semana. O evento, que reuniu especialistas, empresários, pesquisadores e universidades em prol da produção de Biomassa e Energia, contou com a presença de aproximadamente quatro mil visitantes, de cinco países diferentes, além da exposição de mais de 50 empresas ligadas ao setor durante a 3ª Expobiomassa, evento paralelo ao Congresso.

Realizado entre os dias 04,05 e 06 de setembro no Centro de Eventos, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), o evento teve a presença de instituições importantes como a Embrapa Agroenergia, a Embrapa Florestas, a União das Indústrias de Cana de Açúcar (UNICA) e a Associação da Indústria da Cogeração de Energia (COGEN).

O evento levou conhecimento sobre o setor de biomassa e serviu como ponte para o fechamento de parcerias estratégicas entre empresas. Um exemplo foi a parceria entre a empresa TMSA e a Planalto Picadores, a qual fortalecerá ambas as empresas para o setor de biomassa no Brasil nos próximos meses.

De acordo com Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do evento, as parcerias fechadas movimentarão mais de 50 milhões de reais em negócios. Fraga destaca que o Grupo FRG celebra este momento junto com o setor no Brasil. “Este é disparado o maior evento de Biomassa e Energia já realizado no Brasil e na América do Sul, mostrando que o setor ainda tem muito mais para alcançar e que os próximos anos certamente serão de colheita farta” afirma ele.

Temas como a baixa contratação de usinas de biomassa em leilões de energia, a importância do programa RenovaBio para a produção de biocombustíveis, assim como o potencial gigantesco do Brasil para a produção de Biomassa Florestal foram debatidos durante os painéis. O CIBIO 2018 contou também com eventos paralelos como a 3ª Expobiomassa, que acontece todos os anos e o primeiro Forest Biomass Day, o qual levou participantes para uma fazenda energética e mostrou na prática como a ciência funciona.

A importância de políticas públicas para o desenvolvimento do setor também esteve presente entre os assuntos debatidos no CIBIO 2018 e por esta razão uma carta endereçada ao Congresso Nacional foi idealizada pelas instituições presentes no evento com o objetivo de levar sugestões importantes sobre o setor até o Ministério de Minas e Energia (MME).

O documento terá como remetente o CIBIO e será assinado por várias instituições como a UNICA, COGEN, ABGD, ABEAMA entre outras. “A carta levará sugestões para que o setor possa alavancar com políticas públicas, incentivos fiscais, melhoria nos leilões para que o setor de biomassa possa ter mais destaque e com mais projetos aprovados” ressalta Fraga.

A terceira edição do Congresso Internacional de Biomassa foi considerada um sucesso pela organização e a quarta edição já tem data para acontecer em 2019. Confirmada para os dias 25,26 e 27 de junho, a nova edição do evento contará com novidades de acordo com Fraga. “Para 2019 o grande destaque será a parte dinâmica, onde as empresas poderão mostrar seus produtos e serviços com parte dinâmica mostrando na prática a trituração de madeira, sistema de pelletizadoras, sistemas de aquecimento com biomassa enfim todo este contexto” explicou ele.



Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: