Universidade do Vale do Itajaí conta com usina solar fotovoltaica com mais de 500 painéis solares

Universidade do Vale do Itajaí conta com usina solar fotovoltaica com mais de 500 painéis solares

Image

Projeto possui uma potência instalada de 157 kW com capacidade de geração anual de 196 MWh

O processo que levou o Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Biguaçu, a ser o primeiro do País a gerar 100% de sua energia será apresentado no dia 30 de agosto, às 19h15, no auditório do Campus localizado às margens da BR 101, em Biguaçu.

A unidade de ensino opera, desde o começo de 2018, uma usina de geração de energia renovável composta por 596 painéis fotovoltaicos que ocupam uma área de mais de 1.000m². O sistema tem uma potência instalada de 157kW com capacidade estimada de geração anual de 196MWh.

Além disso, o projeto envolve os sistemas de iluminação, com substituição de 1,4 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, e ar condicionado, com troca de 81 equipamentos de janela e piso teto por outras 133 novas unidades do modelo Split Inverter, ampliando o coeficiente de performance de 2,5 para 3,3. Com isso, o Campus da Universidade, na cidade catarinense que tem 374,5 km² e 67 mil habitantes, será o 1º do Brasil a gerar 100% de sua energia consumida.

O projeto abrangerá, ainda, os campi de Itajaí e Balneário Piçarras, envolvendo o sistema de iluminação. Nas três unidades, ao todo, foram trocadas 8,3 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, sendo 436 em Balneário Piçarras, e 6,5 mil em Itajaí, com redução de consumo de 57%. A iniciativa foi custeada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), por meio de seleção na Chamada Pública PEE Celesc 001/2016, com foco no programa Educação + Eficiente.

A apresentação que ocorre no dia 30, é gratuita e aberta ao público. Ela será feita por Guido Petinelli, sócio diretor da Petinelli e membro fundador do Green Building Council (GBC) Brasil. Na ocasião, serão abordados, ainda, a eficiência energética em edificações existentes, geração local de energia renovável e o surgimento de edifícios autossuficientes.

Além disso, será apresentada a certificação Zero Energy do GBC, o Programa de Eficiência Energética (PEE Celesc), assim como debatidos os diagnósticos e projetos de eficiência energética e as práticas de eficiência energética no trabalho e nas residências.


Fonte: Redação - Portal Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis tem encontro marcado no CBGD 2018 & 3ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________


Patrocínio DIAMANTE
SICES Solar http://www.sicessolar.com.br/

Patrocínio OURO
PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN Solar https://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
WEG http://www.weg.net/institutional/BR/pt//

Patrocínio PRATA
SUNGROW http://en.sungrowpower.com/

Patrocínio PRATA
SOU Energy http://souenergy.com.br/

Patrocínio PRATA
JA Solar http://www.jasolar.com/

PATROCÍNIO BRONZE:
FRONIUS Brasil http://www.fronius.com/

Patrocínio MASTER
SEBRAE http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/

Patrocínio CULTURAL
RAKIA ENERGIA http://www.rakia.com.br/

Patrocínio CULTURAL
ENERRAY https://www.enerray.com/br/

Patrocínio CULTURAL
POLITEC http://www.politec.eng.br/

Patrocínio CULTURAL
ECO ENERGIA http://ecoenergia.eng.br/


Informações gerais:
Data: 24 e 25 de Outubro de 2018
Local: Nordeste - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/
Site: http://www.expogd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará e SindiEnergia/CE - Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: