O Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Jonas Becker Paiva, diretor comercial da Eco Energia!

O Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Jonas Becker Paiva, diretor comercial da Eco Energia!

Image

A empresa é Patrocinadora Cultural do CBGD 2018 e conta com mais de 200 projetos na área de Geração Distribuída

Portal Brasil Solar: Como você avalia o atual cenário da Geração Distribuída com fontes renováveis no Brasil?

Jonas: A GD continua buscando seu espaço como fonte de energia no Brasil. Os números alcançados são representativos para o setor, porém para a matriz energética é pouco representativo. As organizações de classe desse mercado precisam continuar disseminando a cultura de gerar sua própria energia.

Portal Brasil Solar: Nos fale um pouco sobre os potenciais do estado do Ceará para a Geração Distribuída.

Jonas: Atualmente o estado possui 1077 usinas conectadas e quase 30 MW instalados em GD. Somos pioneiros na implantação de usinas de energia renovável, tanto eólica como solar. Cabe destaque o protagonismo das empresas locais, atuando em colaboração com a Federação da Indústria, no âmbito do SINDIENERGIA, Governo do Estado e instituições cientiíficas. Um dos projetos no âmbito desta cooperação, da qual a ECO estar diretamente ligado, é o da ampliação do ICMS de 1 para até 5 MW, a exemplo que fez o estado de Minas Gerais. Este ambiente cooperativo e o muito realizado neste curto período nos faz crer que a terra do sol será também a terra da energia solar,

Portal Brasil Solar: Nos conte um pouco também sobre os principais projetos já realizados pela Eco Soluções em Energia, a ECOENERGIA.

Jonas: A ECO tem em seu portfólio mais de 5 MW contratados. Temos projetos construídos em 9 estados e em mais de 50 municípios. Destaque para usinas na Caixa Econômica Federal e construtora MRV, ambas realizados em parceria com a WEG. Atualmente possuímos mais de 200 projetos.

Portal Brasil Solar: Há quantos anos a Eco Energia está no mercado?

Jonas: A ECO está no mercado desde 2009. A empresa tem no seu DNA projetos que envolvam a busca e conquista da sustentabilidade e fazemos todas as etapas de um projeto de GD utilizando a energia solar como fonte.

Portal Brasil Solar: Na sua opinião, o que o setor precisa para continuar crescendo e se manter no topo?

Jonas: O setor precisa que a regulamentação (482) fique cada vez mais solida e que o CONFAZ atualize o convênio do ICMS, para que ele atenda a norma 687(atualização da 482). É fundamental também para o setor que mais bancos apresentem modelos de financiamento competitivos em GD, com juros atrativos e mais celeridade no processo decisório. Cabe destaque no Nordeste, a iniciativa pioneira do BNB, com o FNE Sol, que muito tem contribuído pela difusão da energia solar pelo interior do Nordeste. Estas são ações estruturantes para que o mercado mantenha o ritmo de crescimento, e até aumente, nestes próximos anos, como todos esperam.

Portal Brasil Solar: A Eco Energia é patrocinadora cultural do CBGD e da Expo GD 2018. Qual a importância de um evento deste porte para o estado do Ceará?

Jonas: Eventos que reúnam o mercado para discutir o futuro da GD, em todas as suas perspectivas, são extremamente oportunos. O fato de acontecer no Ceará demonstra a importância do estado e mostra o protagonismo que ele ocupa neste mercado. É uma posição que precisa ser ampliada intensificando as ações de cooperação que até aqui tem sido praticada. Mantendo esta condição, certamente investidores irão considerar o segmento de GD e o nosso estado como uma opção valiosa para investir.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


Compartilhe esta noticia: