UFSC em parceria com fabricante japonesa Nissan pretende unir energia solar com baterias de veículos elétricos

UFSC em parceria com fabricante japonesa Nissan pretende unir energia solar com baterias de veículos elétricos

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Pesquisa desenvolvida mostra que baterias utilizadas em veículos elétricos são capazes de acender até painéis luminosos mesmo com 5% de carga

Uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) afirma que as baterias de veículos elétricos poderão armazenar energia solar por até três dias. Em evento realizado na última semana, uma equipe de pesquisadores da universidade se reuniu com responsáveis pela montadora Nissan para assinar um memorando, o qual permitirá o início de estudos voltados para soluções futuras das baterias utilizadas neste tipo de veículo.

No encontro, a montadora forneceu seis baterias utilizadas no modelo Nissan Leaf, o qual é o mais vendido no mundo e chegará no Brasil em breve. Para o presidente da fabricante japonesa, Marcos Silva, em entrevista ao Portal Notícias do Dia, de Florianópolis, a UFSC foi a universidade que mais apresentou pesquisadas avançadas na área até o momento.

Silva destaca que a montadora tem como proposta proporcionar a mobilidade inteligente e a eletrificação dos veículos é super importante neste processo. Mesmo após a utilização das baterias nos veículos, os pesquisadores da UFSC vêm desenvolvendo testes em algumas no laboratório à fim de descobrir se as mesmas são capazes de abastecer outros dispositivos após retiradas, ou seja, possam ser reaproveitadas para armazenar energia solar. De acordo com os engenheiros empenhados nas pesquisas, os testes demostraram que algumas foram capazes de iluminar painéis com lâmpadas de alto rendimento mesmo com apenas 5% de carga.

Para o coordenador do Laboratório Fotovoltaico da instituição, professor Ricardo Rüther, a parceria entre a Nissan e a universidade irá proporcionar oportunidades para projetos específicos. A utilização das baterias será como um resgate ambiental, onde as mesmas não serão descartadas incorretamente e poderão ser utilizadas em residências no período da noite, por exemplo, onde a tarifa de energia elétrica é mais cara.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


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