O Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Engenheiro Luis Alberto Wagner Pinto Junior, da Empresa HCC Engenharia Elétrica!

O Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Engenheiro Luis Alberto Wagner Pinto Junior, da Empresa HCC Engenharia Elétrica!

Image

A empresa é referência na instalação de projetos de geração distribuída no país

Portal Brasil Solar: Nos conte um pouco sobre a trajetória da HCC Engenharia Elétrica no Brasil.
Luis Alberto: A HCC Engenharia Elétrica é uma empresa de projetos e soluções elétricas que atua no Brasil desde 2005. Seus primeiros passos foram na área de projetos de distribuição e execução de obras de BT e MT. Atualmente a empresa possui contratos com concessionárias como RGE Sul, COELBA e COPREL. Em 2015 a empresa focou suas ações nos projetos de geração distribuída, fundamentalmente no setor solar fotovoltaico. A empresa se expandiu e hoje já possui sedes no RS e na Bahia, estrategicamente localizadas para atender a demanda de dois mercados muito promissores de energia solar.

Portal Brasil Solar: O interesse pela energia solar vem tornando a HCC especialista no assunto. Como esse interesse surgiu e por que investir em energia solar no Brasil?
Luis Alberto: A HCC vem crescendo muito em novos negócios de Energia Solar. Já são mais de 200 sistemas instalados e uma potência de mais 5MW conectados. O interesse pelo setor solar, surgiu efetivamente após a regulamentação do sistema de compensação de energia em 2012. Nesse período as tarifas ainda eram baixas e contrastavam com um custo de equipamento ainda alto, assim acompanhávamos atentos o mercado e sempre considerando esse setor como promissor. Em 2015 essa combinação começou a dar sinais de sustentabilidade e a empresa criou um setor somente para a execução de projetos fotovoltaicos. Com o crescimento da demanda esse setor cresce muito dentro da HCC Engenharia. Atualmente são vários engenheiros e técnicos que realizam todo o trabalho de projetos, execução de obras e pós-venda.

Portal Brasil Solar: Como o senhor enxerga o setor de energia solar no país atualmente e quais suas expectativas para os próximos cincos anos?
Luis Alberto: Hoje, sem dúvidas, o mercado está consolidado. A procura pela solução está muito grande e os projetos são aceitos pela maioria dos clientes. As expectativas são as melhores possíveis e acredito que em 2018 e 2019 teremos um crescimento muito mais acelerado do que o previsto. A partir de 2020 teremos muitas novidades na regulamentação do setor elétrico, principalmente com a expansão do mercado livre e a tarifa binômia, esses movimentos apontam para um ajuste no mercado principalmente na elaboração de soluções mais robustas e mais eficientes, fato esse que torna um pouco mais nebuloso o cenário de expansão da geração distribuída.

Portal Brasil Solar: A respeito dos artigos desenvolvidos pela empresa sobre o setor, como os mesmos podem contribuir com o desenvolvimento ao longos dos anos?
Luis Alberto: Há 2 anos trabalhamos com geração de conteúdo para disseminar e democratizar o acesso ao conhecimento sobre as soluções de energia solar, o mercado e também sobre energias renováveis. Para isso, criamos um blog, um canal no youtube e também diversos materiais como ebooks e infográficos, que são disponibilizados gratuitamente em nosso site para quem tem interesse em saber mais sobre o assunto. Além disso, o estudo que estamos fazendo para publicar na Revista Brasil Solar mostra que o fator de desempenho das maiorias das instalações sofre muitas variações em relação ao projeto. Por isso, atualmente estamos trabalhando com o objetivo de melhorar a performance de nossos projetos, pois acreditamos em uma solução de engenharia sustentável, em que o compromisso com a geração e a segurança sejam os pilares estratégicos do projetista. Assim, a ideia é aproximar cada vez mais a realidade operacional com o projeto, por que assim trabalharemos com mais precisão da geração. Por isso, o projeto deve passar por uma criteriosa avaliação, sombreamentos, disposição e escolha dos módulos, escolha do inversor e parametrização adequada para cada tipo de instalação, já que tudo isso impacta muito na efetividade da geração.

Portal Brasil Solar: Quais novidades o senhor poderia citar que a HCC vem desenvolvendo para o setor? Algum projeto específico que o senhor gostaria de comentar? Fique a vontade para descrevê-lo.
Luis Alberto: Nosso modelo de expansão comercial aqui no Rio Grande do Sul é muito baseado em parcerias regionais, onde nossos parceiros realizam as vendas e as instalações e compete à HCC a idealização da solução, realização do projeto e fornecimento de equipamentos. Esses parceiros são capacitados através de um curso que realizamos para formar profissionais para o mercado fotovoltaico. Além disso, a HCC ancora a operação com relação a garantias e assistência. Esse modelo tem se mostrando muito promissor por que garante uma expansão de maneira sustentável e com muita garantia ao cliente. Agora no segundo semestre iremos espelhar esse modelo para a região nordeste, onde já operamos com outros serviços de engenharia. A ideia é qualificar os Parceiros para realizar uma venda de solução de geração fotovoltaica e não simplesmente o “KIT”. O processo de capacitação que utilizamos para treinar os parceiros tem se mostrado muito eficiente, por que rapidamente esse pessoal já começa a vender e instalar os projetos solares de sua região. Nos próximos meses, durante a EXPOGD iremos lançar um novo modelo de parceria que vai aumentar ainda mais o ganho do parceiro e diminuir o risco de ele entrar no mercado de energia solar. Nosso trabalho nesse sentido é para ajudar a democratizar a energia solar no Brasil.

Compartilhe esta noticia: