O Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Ruberval Baldini, Presidente da ABEAMA

O Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Ruberval Baldini, Presidente da ABEAMA

Image

Pioneiro nos trabalhos do  setor de Energias Renováveis no Brasil e também no exterior

Portal Brasil Solar: Quantos anos você esta atuando no mercado de Energias Renováveis?
Resposta: Desde de 1977, quando iniciei minha carreira no setor de energia solar fotovoltaica, na Fone-Mat, em São Paulo, a primeira indústria a montar painéis fotovoltaicos no Brasil com células Solarex que foram fornecidos para o sistema de call-box da Rodovia dos Imigrantes para a DERSA em 1978.? Nos anos 80 trabalhei na ARCO Solar USA e em 91 estabeleci a BR Solar no Rio, como distribuidor  da Solarex no Brasil atuando em vários projetos como o PRODEEM e depois, com a BP Solar, implantamos o primeiro sistema OnGrid de 16 KWp no prédio do CEPEL no Rio de Janeiro, que ajudou a definir a resolução 482, no estudo de sistemas conectados para o MME e a ANEEL. Nos últimos cinco anos vimos trabalhando também junto ao setor de edificações cujos projetos são importantes para a redução da necessidade de energia. 
 
 
Portal Brasil Solar: Nos aponte uma curva de crescimento do setor, principalmente falando em energia solar fotovoltaica?
Resposta: Difícil definir uma curva de crescimento nesse mercado que vem exponencialmente crescendo nos últimos 5 anos independentemente das crises que o Brasil vem passando. Eu
diria que as expectativas para quem está apostando nesse mercado são mais positivas e dependendo de algumas ações do mercado, os números de 2018/19 irão surpreender, principalmente no mercado de Geração Distribuída. ?Este mercado cresce exponencialmente no mundo e ai estão alguns exemplos no mundo a exemplo dos dados da IEA - International Energy Agency cujo crescimento partiu de 50 GW em 2010 para 300GW em 2016 e a tendência do Brasil não deve ser diferente!

Portal Brasil Solar: Na sua opinião, o que precisa ser feito para que as energias renováveis avancem ainda mais no Brasil?
Resposta: ? A energia solar de geração fotovoltaica é a menos consumida entre as formas renováveis da matriz elétrica do Brasil. Apenas 0,01%. Essa modalidade é, no entanto, a fonte preferida
de quem escolhe gerar eletricidade para consumo próprio sem prejudicar o meio ambiente. O Brasil está passando por dificuldades no setor elétrico com impacto em várias áreas de sua geração, transmissão e consumo, além de aumentar significativamente as emissões de gases de efeito estufa, que só de 2010 até 2013 dobrou as emissões.  Com isto os consumidores de energia doméstica, comercial e industrial no Brasil vem se confrontando com tarifas cada vez mais crescentes impactando nos seus custos mensais.  Soluções de integração de sistema de GD com os projetos das construções trazem também uma importante redução nesses custos, a médio prazo, e garantem geração independente nas áreas de propriedade dos consumidores contando ainda com a facilidade de que podem ser transferidas de um local para outro quando necessário. O crédito e apoio de instituições agentes do setor podem acelerar e muito este processo. Embora tenhamos alguns empreendimentos em curso no Brasil, faltam estratégias mais amplas do governo para que o setor se desenvolva de acordo com seu potencial.  Temos que melhorar a questão de impostos e incentivos e envolver outros setores que influenciam na demanda e na economia de energia.

Portal Brasil Solar: Quais os principais projetos da ABEAMA e seu pessoal para 2018?
Resposta: A ABEAMA vem, através de seu programa de divulgação, trabalhando intensamente com parceiros locais e estrangeiros no incentivo e aceleração do desenvolvimento da Geração Distribuída Fotovoltaica no país.  Organizamos workshops e palestras em todo o Brasil, participamos em Seminários e Missões Internacionais, temos convênios e parcerias com instituições importantes com a APEMETA em Portugal, com a German Association of Small and Midium Sized Interprises, com a CEEI- Centro Empresarial de Estudo Internacionais e vários acordos em andamento com por exemplo com a Coreia e Taiwan.  Procuramos consolidar nosso posicionamento no setor de energia solar, neste momento oportuno e propicio de crescimento do setor no Brasil.

Portal Brasil Solar: A ABEMA é apoiadora do Fórum GD 2018 em Porto Alegre e também do CBGD 2018 e 3ª EXPOGD. Qual a importância de eventos focados nos temas da GD/FV no Brasil?
Resposta: As soluções de integração de sistema de GD envolvem vários atores do mercado incluindo os consumidores e os que atuam na área de Meio Ambiente. Assim estes fóruns são fundamentais para alinharmos e ampliarmos nosso conhecimento sobre os problemas do setor, durante os debates, e por consequência gerarmos propostas e estratégias mais promissoras para o pais.  Nosso papel é alimentar e sugerir aos governos mecanismos de financiamento para o consumidor final, mecanismos estes que neste momento deixam a desejar, sugerir estratégias e incentivar o uso mais expressivo das Energias Renováveis, de forma a conduzir o Brasil a um futuro melhor, preservando nossos bens maiores que são as riquezas do nosso meio ambiente.


Fonte: Redação - Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: