Preservação do meio ambiente exige geração de energia limpa e renovável

Preservação do meio ambiente exige geração de energia limpa e renovável

Image

Com o objetivo de contribuir com o setor renovável é que a FeinaCoop acontece em junho

A busca de fontes alternativas de energia e a preservação do meio ambiente são preocupações mundiais, interligadas e imprescindíveis para a sustentabilidade do planeta, o desenvolvimento social e econômico e a manutenção da qualidade de vida das pessoas e gerações futuras. Entre as prioridades na agenda da maioria dos governos está o compromisso com a promoção e incentivo à produção de energias renováveis. Para tanto, elevam investimentos e lançam programas visando ampliar o acesso a pesquisas e tecnologias que garantam o aumento da eficiência energética.

O Paraná é um dos Estados pioneiros em inúmeras propostas na área da energia e ambiental. No início do ano, o Governo Estadual assinou um decreto que criou o Programa Paranaense de Energias Renováveis, documento que prevê a promoção e o incentivo à produção e o consumo de energias renováveis, principalmente eólica, solar e biomassa.

Segundo a Irena (Agência Internacional para as Energias Renováveis na sigla em inglês), desde 2012 a instalação de capacidade de renováveis ultrapassou as não renováveis de forma crescente no mundo. A política energética nacional prevê a redução da participação da hidroeletricidade de 81% para 73% até 2020 e a ampliação da geração de energia proveniente de biomassa de 5% para 10% e da energia eólica de 0,4% para 4%. Outra importante proposta é adequar a rede de energia elétrica convencional em rede inteligente e a disseminação da geração distribuída por fontes de energias renováveis.

Dados do Ministério de Minas e Energia indicam que 85%?da matriz energética brasileira vem de fontes renováveis. Deste total, 61% são geradas por meio das hidroelétricas; o restante vem de fontes alternativas como biomassa, etanol, eólica e?fotovoltaica. A pouca diversidade da matriz brasileira não garante segurança energética, resultando, muitas vezes, em problemas de abastecimento.

Um perfil relevante começa a se desenhar no cenário energético brasileiro. O total de consumidores que produzem a própria energia saltou de quatro conexões registradas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2012, para 36,1 mil em março de 2018. Estima-se que no ano de 2024, serão mais de 1,2 milhão de consumidores produzindo o equivalente a 4,5 gigawatts (GW) de potência instalada. Um estudo da DataFolha realizado em 178 municípios de regiões metropolitanas e cidades do interior do Brasil revela que 140 milhões de brasileiros manifestam interesse em gerar energia para consumo.

Este amplo cenário econômico e de desenvolvimento será pautado na FeinaCoop - Feira Nacional do Agronegócio, Bioenergia e Cooperativas, realizada entre os dias 12 a 14 de junho, no Expoara Centro de Eventos, em Arapongas (PR). Na agenda do evento está a apresentação por parte da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Paraná de maneiras para promover o desenvolvimento do Estado no setor da energia, além do aumento da capacidade produtiva e a redução de custos.

A FeinaCoop tem a proposta de promover negócios para os setores de multisserviços, agronegócio, bioenergia, transporte e logística; além de gerar networking, estimular vendas e contribuir para a capacitação profissional. Mais informações em www.feinacoop.com.br


Serviço:

FeinaCoop - Feira Nacional do Agronegócio, Bioenergia e Cooperativas

Data: 12, 13 e 14 de junho de 2018

Local: Expoara Centro de Eventos (Rua Guaratinga, 4455 - BR-369 - Km 181)?- Arapongas (PR)

Informações: (41) 3521-6226 | 3205-0476 / ?vendas@markmesse.com.br


Fonte: FeinaCoop - Portal Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis tem encontro marcado no CBGD 2018 & 3ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________


Patrocínio DIAMANTE
SICES Solar http://www.sicessolar.com.br/

Patrocínio OURO
PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN Solar https://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
WEG http://www.weg.net/institutional/BR/pt//

Patrocínio PRATA
SUNGROW http://en.sungrowpower.com/

Patrocínio PRATA
SOU Energy http://souenergy.com.br/

Patrocínio PRATA
JA Solar http://www.jasolar.com/

PATROCÍNIO BRONZE:
FRONIUS Brasil http://www.fronius.com/

Patrocínio MASTER
SEBRAE http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/

Patrocínio CULTURAL
RAKIA ENERGIA http://www.rakia.com.br/

Informações gerais:
Data: 24 e 25 de Outubro de 2018
Local: Nordeste - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/
Site: http://www.expogd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará e SindiEnergia/CE - Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: