O Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Claudio Loureiro, da empresa JA Solar

O Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Claudio Loureiro, da empresa JA Solar

Image

A empresa é Patrocinadora PRATA do CBGD 2018 – Congresso Brasileiro de Geração Distribuída!

Portal Brasil Solar: A JA Solar é líder mundial de produtos de energia solar e foi fundada há mais de 10 anos. Conte-nos um pouco sobre sua trajetória até aqui.
Claudio: A JA Solar iniciou sua operação como fabricante de células fotovoltaicas e ao longo dos anos se integrou verticalmente, passando a ser um dos 5 maiores fabricantes de módulos no mundo. A JA Solar já embarcou globalmente, aproximadamente 20 GWp desde o princípio de suas operações e com três fábricas de células e três de módulos chegaremos em 2018 a uma capacidade instalada de 9 GWp ao ano de forma sustentável. Ao longo deste processo estabelecemos o primeiro escritório da empresa na América Latina em São Paulo, tendo clara a importância do mercado brasileiro no contexto global. No Brasil tivemos a oportunidade de desenvolver diversos projetos de GD com clientes exemplares como a Axis, Engie, Faro, GreenYellow, Helio Renávaveis, Sices, Solsticio e WEG, esperando continuar retribuindo esta confiança neste e em próximos anos.

Portal Brasil Solar: Desde 2010 a empresa se estabeleceu firmemente como um fornecedor líder de módulos. Quais diferenciais a empresa oferece para se manter como um dos principais players do setor?
Claudio: São três os pontos em que nos baseamos: Foco em tecnologia: a JA Solar desenvolveu a tecnologia PERC - Passivated Emitter and Rear Cell- a qual leva as células e módulos fotovoltaicos a um patamar de eficiência diferenciado. Esta tecnologia já foi testada e encontra-se em operação nos principais mercados do mundo – China, Estados Unidos, Europa – e confirmamos recentemente negociações para embarques ao Brasil num total de 16 MWp. Além do foco em P&D, como fabricantes de nossas próprias células, temos melhor e maior gestão sobre o nosso processo produtivo e consequentemente sobre a qualidade dos módulos embarcados a nossos clientes. Foco na longevidade: a empresa é uma das referências em bancabilidade – que pode ser traduzido como segurança financeira. Uma vez que um cliente está se comprometendo com projetos de longo prazo, seus fornecedores têm que ter a solidez necessária para acompanhá-lo ao longo da vida do projeto. Tivemos exemplos recentes na indústria de empresas que deixaram de ser referência neste quesito em conseqüência suas opções estratégicas e Foco no crescimento global: Temos clara a relevância do mercado brasileiro e apoiamos a instalação da primeira usina de grande porte no país, Ituverava, localizada na Bahia, de propriedade da Enel Green Power. Em julho de 2017 inauguramos o primeiro escritório na América Latina em São Paulo e temos trabalhado desde então buscando alternativas para servir nossos clientes segundo suas necessidades específicas. Isto pode traduzir-se em logística, tecnologia, visitas técnicas ou mesmo apoio aos clientes de nossos clientes. Em condições de mercado onde há extrema concorrência por preço, tais abordagens são um diferencial fundamental.

Portal Brasil Solar: Preocupada sempre em oferecer um produto de qualidade e confiança, a JA Solar sempre buscou inovar em suas tecnologias. Quais os principais produtos que se destacaram desde a fundação da empresa até hoje?
Claudio: A tecnologia PERC aplicada a células monocristalinas vem se tornando a referência no mercado. Este tratamento superficial permite maiores eficiências às células - +21% - e também aos módulos - ~18.5%. Comparativamente, enquanto um modulo policristalino tradicional de 72 células começa a encontrar seus limites a 330 Wp, um módulo MONO PERC pode chega hoje a 360/365 Wp com células tradicionais e 370/375 Wp com módulos meia-célula. Qual o benefício? Menos módulos, menos estrutura, menos BOS, redução de custos de instalação e logísticos. Entendemos que esta é a tendência nos próximos anos para entregar mais energia por metro quadrado. Já para 2018 estima-se, segundo a IHS, que o market share de módulos monocristalinos chegue a 40% do volume total. Em 2017, dos 4.5 GWp instalados na China sob o programa de incentivo Top Runner, o maior volume instalado corresponde a MONO PERC – aproximadamente 70% do total. Complementando este ponto, outras tecnologias encontram-se em adoção: Meia-célula ou Half-cell: tais módulos possuem melhor resistência mecânica, menor resistência em série e, para projetos de geração distribuída, o principal benefício seria o menor impacto de sombreamento. Em suma, maior potência instalada e menor impacto por soiling; LRF – Light Redirecting Film – o uso deste material permite reaproveitar a irradiância originalmente perdida pela reflexão dos bus-bars, aumentando de 1.5 a 2% a potência do módulo. Módulos bifaciais: provavelmente a próxima tendência para projetos ground-mounted. Tais módulos permitem capturar a irradiância refletida pela superfície e aumentar a relação kWh/kWp por unidade de área. A eficiência sempre estará atrelada ao tipo de superfície – neve, areia, grama, etc – mas invariavelmente a produção será incrementada.

Portal Brasil Solar: O CBGD 2018 tem como objetivo debater sobre o setor de geração distribuída e criar oportunidades de negócios. Na sua opinião qual a importância de eventos assim para o setor e por que a JA Solar decidiu fazer parte da história do evento como patrocinador?
Claudio: A JA Solar hoje tem no Brasil disponível a estrutura, a tecnologia e os casos de sucesso para comprovar seu compromisso com o mercado e dar segurança e continuidade aos seus clientes e parceiros, os quais agradecemos pela confiança. Nossa opção por apoiar o CBGD neste ano tem a ver não somente com o crescimento do mercado brasileiro, mas também com a demanda de alternativas tecnológicas mais avançadas e com o refinamento do mercado. O CBGD é, portanto, fundamental para a divulgação de alternativas àqueles participantes chave da cadeia de valor, além da formação de líderes de opinião do mercado. Estive presente no evento em 2017 e retornamos em 2018 como patrocinadores por entender que este é um fórum diferenciado.

Compartilhe esta noticia: