Conselheira da ABGD no PR fala sobre o desenvolvimento e expectativas do setor de geração distribuída para os próximos anos

Conselheira da ABGD no PR fala sobre o desenvolvimento e expectativas do setor de geração distribuída para os próximos anos

Image

Liciany Ribeiro é a segunda entrevistada da série de entrevistas com os palestrantes do Fórum GD - Fórum Regional de Geração Distribuída

O Portal Brasil Solar traz uma série de entrevistas com os palestrantes do Fórum GD - Fórum Regional de Geração Distribuída 2018 nos próximos dias. O evento é o principal do setor de geração distribuída do primeiro semestre no Brasil e acontecerá entre os dias 17 e 18 de maio de 2018, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A segunda entrevistada é a Conselheira da ABGD no PR e Coordenadora de Vendas da Ribeiro Solar, Liciany Ribeiro.

Confira!


1) O Setor de Geração Distribuída está em constante crescimento. Como você avalia este momento do setor?

Eu defendo a sustentabilidade como princípio de vida e acredito que todos do setor trabalham com esta paixão. Avalio como um setor que está começando a se consolidar. Em algumas regiões os consumidores finais já sabem o que é a tecnologia e começam a escutar experiencias positivas de amigos e vizinhos. Ainda temos um grande caminho a percorrer como por exemplo a entrada de novos produtos no mercado (baterias de lítio e inversores híbridos) e linhas de financiamento focados no consumo sustentável. Ainda precisamos discutir e apresentar melhor o tema aos conselhos de classe e órgãos competentes para se familiarizarem com a tecnologia incentivando o setor.

2) Quais suas expectativas para o setor de geração distribuída para daqui 5 anos?

Os sistemas instalados com certeza só tendem a crescer de forma exponencial, o setor em 5 anos terá soluções integradas aos edifícios e a tecnologia solar fazendo parte da vida e muitos brasileiros. Espero um crescimento e maturação com compras mais conscientes e ampliação da cadeia de distribuição e instalação. O grande desafio é manter a qualidade tanto em produtos como em instalação para garantirmos a longevidade que o sistema oferece de 25 anos em funcionamento entregando até 80% da produção estimada. Ainda somos formiguinhas pertos de gigantes em produção solar como Alemanha e EUA e ainda temos um mercado muito grande a explorar. Acredito que em 5 anos ainda estejamos muito abaixo destes gigantes mas melhores posicionados no mercado mundial em consumo de energia solar.

3) Como a Ribeiro Solar vem atuando nesse mercado e quais os objetivos da empresa para os próximos anos?

O foco da Ribeiro solar é distribuir o gerador fotovoltaico com todos os equipamentos para as empresas que fazem a instalação do sistema. Possuímos uma equipe qualificada apta a dar suporte técnico de qualidade e atender a cada projeto em sua singularidade. A nossa empresa possui 42 anos de mercado e acredita que a venda destes equipamentos precisa de uma seleção de produtos com origem garantida e escolhe industrias que tenham tradição para cumprir e zelar pelo consumidor cumprindo as garantias dos produtos. Neste quesito trabalhamos com inversores de fabricantes que possuem unidades fabris no Brasil e com o maior produtor de módulos mundial a Jinko segundo a lista TIER 1 da Bloomberg.

4) O Fórum GD tem como missão reunir toda a cadeia produtiva do Sul do país que trabalha com a geração de energia limpa através da geração distribuída. Na sua opinião qual a importância de eventos como este para o setor e porque a Ribeiro Solar decidiu patrociná-lo?

Apoiamos os fóruns e Congressos desde 2016 na nossa primeira exposição Smart Energy.

Considero o evento de extrema importância para o encontro dos profissionais e a trocas de experiencias, trazendo as pessoas que atuam no setor para ter contato com fabricantes de produtos, bancos, órgãos e instituições que regulam o nosso setor e podem fomentar o crescimento. Todos os eventos que participamos renderam bons resultados de networking e consideramos fundamental este tipo de evento para a consolidação de um mercado forte e responsável.

5) Nos conte um pouco sobre sua participação no evento. Tema da sua palestra e o que você procurará abordar durante o Fórum GD.

Eu sou arquiteta de formação e tenho como lema levar ao conhecimento do maior número de arquitetos possíveis as aplicações do fotovoltaico aliando estética e sustentabilidade, porém, como Conselheira da ABGD no PR, quero dar o enfoque na palestra ao desenvolvimento da Geração distribuída aqui no Sul do Brasil sob a perspectiva de uma arquiteta e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: