Produção de energia solar na Austrália teve resultado equivalente a uma usina de carvão de porte médio

Produção de energia solar na Austrália teve resultado equivalente a uma usina de carvão de porte médio

Image

A maior parte da produção foi através de painéis solares instalados em telhados

A produção de energia solar vem ganhando cada vez mais força na Austrália. O futuro da indústria solar no país está bastante esperançoso, uma vez que mais de 3,5 milhões de painéis solares foram instalados em residências no ano passado oferecendo um resultado equivalente a uma usina de carvão de porte médio.

No último ano o país bateu o recorde conseguido em 2012 de acordo com Regulador de Energia Limpa, o país chegou a 1.057 megawatts de capacidade em sistemas de pequena escala instalados em todo o país.

De acordo com o corretor de energia Solarchoice.net.au um sistema totalmente instalado de 5KW custa em média 5.930 de dólares na Austrália. Os dados também revelaram que o tamanho médio do sistema também duplicou desde então de três para seis quilowatts, já que os preços médios continuaram a cair.

A produção de energia limpa em 2017 teve um aumento de 41% na capacidade instalada em todos os estados e territórios em relação a 2016. A cidade Queensland liderou o caminho com capacidade instalada em 295 MW, com o Território da Capital da Austrália ocupando o primeiro lugar para o maior aumento anual, 57% acima.

A expectativa é que em 2018 a produção cresça ainda mais superando a capacidade de uma grande estação de carvão como a Loy Yang A no Victoria Latrobe Valley, por exemplo, a qual tem uma capacidade de 2.200MW.


Fonte: Thayssen Carvalho