Brasil ultrapassa mais de 20 mil conexões de geração distribuída

Brasil ultrapassa mais de 20 mil conexões de geração distribuída

Image

Aneel destaca que a potência instalada deste tipo de geração chega a 247,30 MW

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou esta semana que a produção de energia elétrica através da geração distribuída ultrapassou 20 mil conexões. A produção de energia pelo próprio consumidor vem ganhando espaço entre os lares brasileiros, sendo 16,2 mil ligações apenas da classe residencial.

Dados da Aneel demonstram que a micro e mini geração de energia representa uma potência instalada de 247,30 MW, o que é suficiente para atender 367 mil residências. Ainda segundo a agência a fonte mais utilizada para esse tipo de geração é a energia solar fotovoltaica e seguida pela termelétrica a biomassa ou biogás.

Dentre os estados que mais possuem conexões, Minas Gerais é o que vem liderando com 4.484 conexões. Em seguida vem São Paulo com 4.038 e Rio Grande do Sul com 2.497. De acordo com a Aneel estes estados estão entre aqueles que aderiram ao Convênio ICMS 16/2015 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o qual isenta o pagamento de tributo estadual (ICMS) sobre o excedente de energia elétrica gerada por sistemas de geração distribuída.

O crescimento da geração distribuída no Brasil deu um boom no último ano. A produção deste tipo de energia tornou- se possível desde que a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 entrou em vigor e permitiu ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local.



Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

Diante deste cenário de crescimento é que também o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) acontecerá em outubro de 2018. Com o objetivo de discutir o atual cenário da Geração Distribuída com Fontes Renováveis de Energias na matriz elétrica brasileira, o evento busca oferecer oportunidades de negócios e perspectivas de crescimento.

O CBGD 2018 acontecerá em Fortaleza, no Ceará entre os dias 24 e 25 de outubro. O evento contará om a presença das principais empresas atuantes no setor, para compartilhar e discutir soluções tecnológicas, procedimentos comerciais, estratégias de mercado e informações que impulsionem o crescimento Geração Distribuída na Matriz Elétrica Brasileira.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site www.cbgd.com.br e ficar por dentro da programação, inscrição e datas para trabalhos técnicos.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis tem encontro marcado no CBGD 2018 & 3ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________


Patrocínio DIAMANTE
SICES Solar http://www.sicessolar.com.br/


Patrocínio OURO
PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN Solar http://www.canadiansolar.com/


Patrocínio PRATA


PATROCÍNIO BRONZE:
FRONIUS Brasil http://www.fronius.com/


Patrocínio MASTER
SEBRAE http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/

Informações gerais:
Data: 24 e 25 de Outubro de 2018
Local: Nordeste - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/
Site: http://www.expogd.com.br/


Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará e SindiEnergia/CE - Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: