Projeto de lei visa levar energia limpa para consumidores de tarifa social

Projeto de lei visa levar energia limpa para consumidores de tarifa social

Image

Proposta visa incentivar a geração distribuída através de painéis fotovoltaicos

Na última semana um projeto de lei que visa favorecer a produção de micro e mini geração de energia no país entrou para análise no Congresso Nacional. De acordo com a Agência Senado, o projeto é de autoria do senador Wilder Morais (PP-GO) e tem como objetivo estimular a produção de energia elétrica pelos próprios consumidores.

O projeto está em análise na Comissão dos Assuntos Econômicos (CAE) e aguarda a decisão final do Senado. O projeto de lei pretende obrigar as concessionárias de energia a investirem mais em projetos de micro geração distribuída.

De acordo com Morais, a proposta visa aprimorar a Lei 9.991/2000, a qual determina a realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento em eficiência energética por parte das empresas concessionárias do setor de energia elétrica.

O texto do projeto de lei prevê que grande parte da criação de projetos de micro geração distribuída seja destinada aos consumidores que usufruem da tarifa social, onde a maioria possui renda igual ou menor que um salário mínimo.

O senador acredita que a geração de energia através de painéis fotovoltaicos seja uma grande oportunidade para reduzir a exigência de construção de linhas de transmissão a partir das hidrelétricas. Na visão do relator da proposta na CCT, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a medida incentiva a produção de energia limpa a através de fontes renováveis e contribui com a meta do país na redução dos gases de efeito estufa.


Fonte: Thayssen Carvalho com informações da Agência Senado - Portal Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis tem encontro marcado no CBGD 2018 & 3ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________


Patrocínio DIAMANTE
SICES Solar http://www.sicessolar.com.br/


Patrocínio OURO
PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN Solar http://www.canadiansolar.com/


Patrocínio PRATA


PATROCÍNIO BRONZE:
FRONIUS Brasil http://www.fronius.com/


Patrocínio MASTER
SEBRAE http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/

Informações gerais:
Data: 24 e 25 de Outubro de 2018
Local: Nordeste - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/
Site: http://www.expogd.com.br/


Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída

Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará e SindiEnergia/CE - Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: