Segurança na instalação de equipamentos fotovoltaicos é essencial na visão de especialista

Segurança na instalação de equipamentos fotovoltaicos é essencial na visão de especialista

Image

Obedecer normas e utilizar equipamentos de segurança são extremamente necessários

A instalação de sistemas renováveis é extremamente importante para a redução de emissões de gases de efeito estufa no mundo. Mas assim como muitos equipamentos elétricos, a segurança na instalação e monitoramento desses sistemas é essencial para a segurança do consumidor.

Durante o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), que aconteceu em outubro, a segurança em instalações fotovoltaicas foi debatida pelos profissionais da área. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) é necessário que as empresas responsáveis utilizem equipamentos e dispositivos corretos, além de seguir corretamente as normas técnicas estabelecidas.

Na visão do especialista da Abracopel, Vinicius Ayrão, para se ter segurança na instalação desses equipamentos é necessário se ter o projeto correto, não apenas o esquema unifilar, também mão de obra capacitada em todos os aspectos e equipamentos e dispositivos corretos.

Ayrão também cita que é extremamente importante seguir normas como NR-10, NBR-5410 – Instalações Elétricas BT, NBR-5419 - PDA , NBR-13570 – Afluência de público, NBR-14639 – Postos Combustíveis, NBR-14039 – Instalações Elétricas MT. Outro perigo comum também é seguir vícios de instalação já impostos como, por exemplo, o desconhecimento das normas, a instalação de duas fontes de energia em um mesmo quadro e trocar equipamentos.

O especialista ainda destaca que é importante criar eletricidade com segurança e empreender com responsabilidade para se ter sucesso no futuro. Durante sua palestra no evento exemplos de problemas agravados por má instalação foram mostrados à fim de conscientizar os participantes da importância da instalação correta e riscos possíveis caso um sistema seja instalado de qualquer maneira.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis tem encontro marcado no CBGD 2018 & 3ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Solar http://www.sicessolar.com.br/


Patrocínio OURO
PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/


Patrocínio PRATA


PATROCÍNIO BRONZE:
FRONIUS Brasil http://www.fronius.com/

Informações gerais:
Data: 24 e 25 de Outubro de 2018
Local: Nordeste - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/
Site: http://www.expogd.com.br/


Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: