Projeto europeu visa alavancar produção de energia renovável até 2030

Projeto europeu visa alavancar produção de energia renovável até 2030

Image

Novas tecnologias serão criadas para garantir abastecimento energético

Um projeto europeu criado na Europa visa integrar fontes de energia renovável até 2021 através de novas tecnologias. A ideia é englobar todos os países europeus e garantir a segurança de abastecimento da rede elétrica com a participação de fontes limpas.

Portugal é um dos países que participa do projeto. De acordo com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) do país as novas tecnologias buscam garantir a segurança de abastecimento possibilitando uma maior integração das fontes renováveis.

Segundo o pesquisador do INESC TEC, Bernardo Silva, as novas tecnologias poderão reduzir a necessidade de combustíveis fósseis. "Permitindo uma maior integração de fontes renováveis e, ao mesmo tempo, reduzindo a necessidade da utilização de centrais térmicas, que utilizam combustíveis fósseis, poderá haver um impacto positivo no preço da energia” explicou ele.

O projeto é financiado pelos países participantes. O investimento total é de 26,4 milhões de euros, sendo 20 milhões financiados pela Comissão Europeia. O objetivo é que o projeto chegue em 2030 com 50% da matriz energética abastecida com energia renovável principalmente provenientes de energia eólica, solar e hídrica.

Batizado com o nome de "EU-SysFlex”, o projeto irá identificar e avaliar os desafios técnicos e o desenvolvimento de estratégias técnicas, de mercado e de regulação do setor. Para fortalecer as pesquisas serão instaladas oito áreas de demonstração na Europa para validar todas as ferramentas que estão a ser desenvolvidas no âmbito do projeto, em Portugal, na Alemanha, em Itália, na Finlândia, na França, na Estónia, na Letónia e na Polónia.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis tem encontro marcado no CBGD 2018 & 3ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Solar http://www.sicessolar.com.br/


Patrocínio OURO
PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/


Patrocínio PRATA


PATROCÍNIO BRONZE:
FRONIUS Brasil http://www.fronius.com/

Informações gerais:
Data: 24 e 25 de Outubro de 2018
Local: Nordeste - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/
Site: http://www.expogd.com.br/


Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: