Piauí inaugurou maior parque solar da América Latina

Piauí inaugurou maior parque solar da América Latina

Image

Empreendimento abastecerá mais de 300 mil famílias

O Piauí inaugurou ontem, 28 de novembro, o maior parque de energia solar em operação na América do Sul. Chamado de Parque Solar Nova Olinda, o empreendimento está localizado no município de Ribeira do Piauí e pretende evitar cerca de 360 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A usina solar é composta por quase um milhão de painéis solares fotovoltaicos instalados em 690 hectares. De acordo com a empresa responsável pelo empreendimento, Enel Green Power Brasil, o parque solar produzirá 600GWh de energia por ano na região e empregou mais de duas mil pessoas durante sua construção.

O investimento solar recebeu o apoio do Governo do Estado por meio de 80 milhões de reais em incentivos fiscais. Durante a inauguração, o governador do estado Wellington Dias destacou a produção de energia limpa fortaleceu o desenvolvimento energético do estado, o qual está bem atrasado em relação a outras regiões do país. “O projeto Luz Para Todos foi lançado no Piauí porque éramos o Estado mais atrasado em energia elétrica. Hoje, ultrapassarmos os 1.600 megas que geram energia para o Piauí e para o Brasil. Uma energia limpa, resultado de um desenvolvimento com cuidado ambiental" afirmou ele.

De acordo com Carlos Zorzoli, presidente da Enel no Brasil, o funcionamento do parque solar Nova Olinda marca definitivamente a entrada da energia solar no mercado energético brasileiro. "Encontramos no Piauí as condições para implantar um projeto dessa magnitude. Quando as autoridades trabalham em parceria com a iniciativa privada, os resultados são bons frutos", ressaltou ele.

Zorzoli ainda destacou que a nova usina solar abastecerá mais de 300 mil famílias e toda a produção será transmitida de sua subestação para a subestação da Chesf em São João do Piauí, onde será fornecida para o sistema nacional de distribuição elétrica.


Fonte: Thayssen Bahls Carvalho - Portal Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis tem encontro marcado no CBGD 2018 & 3ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Solar http://www.sicessolar.com.br/


Patrocínio OURO
PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/


Patrocínio PRATA


PATROCÍNIO BRONZE:
FRONIUS Brasil http://www.fronius.com/

Informações gerais:
Data: 24 e 25 de Outubro de 2018
Local: Nordeste - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/
Site: http://www.expogd.com.br/


Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: