Impacto da Geração Distribuída no setor elétrico brasileiro é positivo

Impacto da Geração Distribuída no setor elétrico brasileiro é positivo

Image

Especialista explica desafios que o setor enfrenta para se fortalecer no país

A produção de energia limpa a partir da geração distribuída no Brasil vem ganhando espaço na matriz energética do país. Durante o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) que aconteceu no ultimo mês em Fortaleza, o assunto foi debatido por especialistas. De acordo com Ricardo Costa, CEO da GD Solar, este tipo de produção vem impactando no sistema elétrico brasileiro.

Segundo Costa os desafios atuais do setor elétrico brasileiro são vários como as mudanças na dinâmica de oferta e procura de energia elétrica, evolução tecnológica, maior exigência social com qualidade e sustentabilidade socioambiental entre outros. Na visão do especialista a observação dos princípios de Eficiência, Equidade e Sustentabilidade do Marco Normativo, trarão a melhora e a segurança necessárias ao setor elétrico brasileiro.

Com as frequentes secas e problemas energéticos o país vem buscando mais alternativas para suprir a demanda de energia. Por apresentar proporções continentais o sistema elétrico brasileiro apresenta condições peculiares. Aos poucos a evolução da matriz energética vem ampliando suas necessidades, buscando maior segurança sistêmica e enfrentando problemas ambientais e socioeconômicos de acordo com Costa.

A geração distribuída entra no mercado energético com esse propósito de melhorar o sistema elétrico de qualquer país. Dentre os objetivos da implantação deste tipo de sistema está a busca da melhor utilização de recursos naturais disponíveis, a busca pela ampliação da participação das energias renováveis em suas matrizes e a redução da distância entre a geração e a carga.

De acordo com o especialista no Brasil a geração distribuída a partir da energia solar possui um grande destaque. “Quando analisamos os recursos naturais disponíveis no Brasil, verificamos que o país é rico em radiação solar” explica ele. Costa ainda reforça que o país é um dos maiores potenciais de irradiação solar do mundo.

Alguns desafios ainda precisam ser vencidos para o fortalecimento do setor como políticas setoriais, criação de medidas que favoreçam a criação de um ambiente para transações comerciais, garantia de uma forma transparente e sustentável do crescimento da geração, transmissão e distribuição de energia entre outros.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída com Fontes Renováveis tem encontro marcado no CBGD 2018 & 3ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Solar http://www.sicessolar.com.br/


Patrocínio OURO
PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/


Patrocínio PRATA


PATROCÍNIO BRONZE:
FRONIUS Brasil http://www.fronius.com/

Informações gerais:
Data: 24 e 25 de Outubro de 2018
Local: Nordeste - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/
Site: http://www.expogd.com.br/


Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Compartilhe esta noticia: