Boa estratégia de financiamento em projetos renováveis é essencial para sucesso na aprovação

Boa estratégia de financiamento em projetos renováveis é essencial para sucesso na aprovação

Image

Especialista destaca que propostas bem elaboradas tem mais chances de serem aceitas pelas instituições financeiras

As linhas de financiamentos voltadas para projetos de energia renovável ainda são minoria nos tempos atuais, mas estão em constante crescimento uma vez que o setor vem se desenvolvendo de forma bem significativa nos últimos anos.

Durante o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída, que aconteceu em outubro deste ano, o tema foi discutido pelos especialistas à fim de contribuir com as dúvidas dos empresários em relação as linhas. De acordo com a ATLA Consultoria mais de 70% dos projetos não são aprovados pelos bancos no país atualmente. Dentre os motivos estão a falta de estruturação financeira correta e um formato inadequado de apresentação do projeto.

Para se ter êxito na hora de viabilizar os projetos de eficiência energética em sistemas energéticos, o especialista da ATLA, Álvaro Silveira, destaca que é necessário seguir alguns passos importantes como escolher as melhores alternativas financeiras, entender as demandas e preferencias do cliente final, mitigar corretamente os riscos e também apresentar as propostas de maneiras correta aos tomadores de decisão.

Atualmente no mercado existem vários tipos de financiamentos disponíveis segundo o especialista e é importante saber exatamente qual é o melhor para a empresa no momento. Existem estruturas de financiamento como empréstimos comerciais, financiamentos subsidiados, leasing financeiro, leasing operacional, aluguel de equipamentos, contrato de performance e o chamado BOT (Build-Operate-Transfer).

Silveira destaca também que alguns pontos são levados em consideração durante o processo onde o financiador decide ou não contribuir com o projeto. Alguns critérios são exigidos como a utilização de capital próprio, garantias reais com imóveis e fianças, uma boa capacidade de pagamento e os riscos inerentes ao projeto que incluem os riscos dos fornecedores, do projetista, financeiro entre outros.

Segundo a ATLA Consultoria apesar de exigir inúmeras instituições financeiras que são aplicáveis aos projetos de energia, uma estratégia de financiamento bem conduzida permitirá um menor aporte de capital próprio, menor taxa de juros e prazo mais longo, maior probabilidade de aprovação do financiamento, menor uso de garantias de acionistas, melhores retornos do projeto e também maiores taxas de aprovação dos projetos.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Compartilhe esta noticia: