Projeto de energia solar com 102 painéis entra em operação em Santa Catarina

Projeto de energia solar com 102 painéis entra em operação em Santa Catarina

Image

Indústria de ferragens catarinense terá capacidade de gerar, em média, 3000 kW/h por mês de energia

Mais de 100 painéis solares foram instalados na indústria familiar de ferragens HLS, localizada no Vale do Itajaí, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, por meio da Tek Energy, especializada no suporte e aplicação de sistemas solares fotovoltaicos para residências, condomínios, empresas e indústrias no país. O amplo projeto utiliza painéis de silício policristalino, uma das tecnologias para a geração de energia mais comercializada no mundo, e que se destaca pelo menor custo de aquisição, pela leveza do material e aplicabilidade em telhados.

A indústria catarinense investiu cerca de R$150 mil no sistema de geração de energia, que levou cerca de dez dias para ser instalado e outros 30 dias até a homologação. O retorno do investimento deverá acontecer em pouco mais de cinco anos. O custo do consumo de energia elétrica, que era de aproximadamente R$2.500 ao mês, terá uma redução de aproximadamente 90%.

“O sistema de geração de energia solar deste projeto será capaz de gerar, em média, cerca de 3000 kW/h ao mês. É o suficiente para sustentar toda a operação da indústria, um escritório com três cômodos e a residência do proprietário que fica no perímetro da empresa. Se comparado ao consumo residencial médio dos brasileiros, este montante seria capaz de sustentar cerca de dez residências com três habitantes”, explica o diretor comercial da Tek Energy Douglas Salgado.

“Além disso, no que diz respeito ao impacto da tecnologia para o meio ambiente, este projeto trará uma redução de emissão de gás carbônico de quase 19 toneladas ao ano, comparado a produção de energia em uma termoelétrica”, destaca Salgado.

Geração de energia solar cresce no país

Os investimentos em sistemas de geração de energia limpa estão cada vez mais comuns em Santa Catarina e em outros estados brasileiros. Atualmente, são mais de 10 mil microgeradores de energia solar fotovoltaica no país. Segundo o diretor comercial da Tek Energy, Douglas Salgado, o crescimento acontece em função das pessoas estarem mais conscientes sobre a tecnologia e o impacto ao meio ambiente, além de poderem usufruir de crédito oferecidos por instituições bancárias para essa finalidade, o que facilita a aquisição.

“Apesar de tímido comparado a outros países, o setor de energia solar no Brasil registrou crescimento de mais de 300% em 2017, dez vezes maior do que o ano passado. Isso demonstra uma tendência de que a população está percebendo a tecnologia como economicamente viável e sustentável, mesmo que a energia solar ainda tenha mínima participação no setor elétrico brasileiro”, comenta Salgado.

“No entanto, ainda buscamos desmistificar a ideia de que a tecnologia possui um alto custo e propagar a informação de que o investimento pode ser facilmente financiado. O estado de Santa Catarina tem um dos maiores índices de microgeração do país, ou seja, a possibilidade de gerar sua própria energia e trocar créditos com a rede distribuidora para o abatimento na fatura da conta de luz. Mas, ainda tem muito para crescer”, conclui.


Fonte: Redação - Brasil Solar


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Compartilhe esta noticia: