Crescimento do setor solar fotovoltaico exige qualificação profissional

Crescimento do setor solar fotovoltaico exige qualificação profissional

Image

Expectativa é que o setor termine 2017 com mil megawatts de potência instalada

A expansão do setor de energia solar fotovoltaica tem se mostrado bastante significativo nos últimos anos e em 2017 deu um salto ainda maior. De acordo com especialistas o ano deve acabar com a produção aquecida chegando a mil megawatts de potência instalada no Brasil.

O bom crescimento tem favorecido não somente a produção de energia limpa no país, mas também a criação de novos investimentos na área e o aumento de vagas de emprego no setor. Na visão dos especialistas o país irá acabar 2017 com cerca de 20 mil novos postos de trabalho, o que é extremamente importante para o momento econômico vivenciado pelo Brasil.

O aumento das vagas no setor também favorece a procura por especialização na área, o que permite que cada vez mais mão de obra especializada entre no mercado e contribua com seu crescimento. Um exemplo são os cursos oferecidos pelo projeto Rota Solar, os quais se complementam capacitando profissionais mais completos para o mercado.

Criado a partir de uma parceria entre as empresas Academia Solar, Táticas e Sices Solar, o projeto procura levar conhecimento técnico, comercial e informação para os alunos de acordo com Gustavo Barcelos, Diretor de Capacitação da Táticas Consultoria e Treinamento. “Utilizando uma metodologia que tem como foco orientar adultos a aprenderem através de interatividade, troca de experiências e da vivência prática, conseguimos potencializar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem”, comentou ele.

A expectativa dos profissionais da área é que o crescimento torne o país um dos principais mercados solares fotovoltaicos no mundo, além de favorecer ainda mais a produção de energia limpa tão necessária para a diminuição da temperatura da terra. A expectativa é que o setor movimente mais de 4,5 bilhões de reais em 2017 segundo especialistas.


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: