Técnico do SENAI-CE é um dos palestrantes do CBGD

Técnico do SENAI-CE é um dos palestrantes do CBGD

Image

Em entrevista ao portal Brasil Solar, David Pontes, fala sobre a realização do CBGD 2017 e sobre sua participação no evento

- Como você avalia a atual situação do setor de Geração Distribuída no Brasil?
O setor de Geração Distribuída no Brasil está em fase de franco crescimento e consolidação. Desde 2012 - ano da resolução 482 - o setor vem crescendo e amadurecendo a passos largos, muito trabalho ainda tem que ser feito em prol da geração distribuída mas com certeza o setor tem força para garantir o seu crescimento e a penetração cada vez maior no mercado nacional.

- Como você imagina o setor nos próximos cinco anos?
As perspectivas a médio prazo são bastante animadoras para o mercado de geração distribuída. As últimas projeções da agência nacional de energia elétrica (ANEEL) apontam um crescimento acentuado de potência instalada para os próximos anos. Acredito que a participação ativa do setor público e privado no desenvolvimento desse mercado é de fundamental importância para a concretização dessas expectativas.

- Qual a importância de eventos como o CBGD?
Eventos como o CBGD são de fundamental importância para desenvolvimento do setor no país. Esse tipo de evento permite a disseminação de conhecimentos e "cases de sucesso" assim como abre a possibilidade para a discussão sobre os eventuais entraves do setor permitindo assim a evolução e propiciando um ambiente para o crescimento do mesmo.

- Nos fale um pouco sobre sua apresentação no evento.
No evento falarei sobre capacitação de mão de obra voltada ao mercado de GD destacando o que o SENAI tem feito no setor.


Sobre David Pontes:
David Pontes é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal do Ceará, com passagem pela Universidade de Ciências Aplicadas de Colonia na Alemanha. Trabalhou com desenvolvimento de projetos eólicos no Ceará e com estruturação de contratos de mitigação de riscos para parques eólicos nos Estados Unidos, onde fez seu Mestrado em Energias pela Northeastern University. Atualmente, é especialista técnico do SENAI-CE para a área de energias renováveis.



O CBGD:
O que é: A segunda edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída
Quando: 25 e 26 de outubro de 2017
Onde: Sede da Federação das Indústrias do estado do Ceará – FIEC
Objetivo: Disseminar ainda mais as fontes limpas e renováveis na matriz energética brasileira e discutir o atual cenário da Geração Distribuída no país.
Contato: Grupo FRG Mídias e Eventos: contato@grupofrg.com.br / +55(41)32256693| (41)32226661
Site: http://www.cbgd.com.br/


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: