Mais um complexo Eólico é inaugurado no Piauí

Mais um complexo Eólico é inaugurado no Piauí

Image

Estado também prevê projetos que envolvem energia eólica e solar juntas

Mais um complexo eólico foi inaugurado esta semana no Piauí. Chamado de Caldeirão Grande I, a nova usina de energia eólica vai gerar energia no sudoeste do estado e possui uma capacidade de quase 200MW de potência.

De acordo com a empresa responsável pelo empreendimento, Queiroz Galvão Energia, o novo complexo possui 70 torres eólicas em funcionamento e uma capacidade para gerar 180 a 190 megawatts de energia, os quais vêm sendo injetados no sistema desde a inauguração.

Segundo o diretor-presidente da empresa, Roberto Mário Di Nardo, o novo empreendimento teve um investimento de 1,2 bilhões de reais. Durante uma reunião esta semana com o governador do estado, Wellington Dias, Di Nardo reforçou ainda que pretende ampliar mais a capacidade do complexo nos próximos anos. A ampliação prevê a implantação de 96 torres eólicas e um investimento de um bilhão de reais.

A empresa vem investindo constantemente na produção de energia limpa no estado. “Hoje o Piauí é o estado que tem maior capacidade de escoamento, uma coisa que falta circunstancialmente no Brasil, de maneira sistêmica em particular na região nordeste. Hoje o Piauí é uma exceção” ressaltou o diretor.

Além da produção eólica, o estado do Piauí vem sendo uma referência na produção de energia solar também. Uma grande ponte de investimento que vem sendo adotado pelo estado também é a conjugação entre a energia eólica e solar. “É possível colocar mais energia no sistema sem ter que incrementar nem a transformação nem a transmissão. Ou seja, otimizando o capex de investimento e nesse momento de pouca disponibilidade de transmissão no nordeste como um todo você poder fazer isso sem ter que fazer grandes obras de transmissão, isso é uma vantagem competitiva enorme para o estado do Piauí” destacou Di Nardo.


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil solar com informações do governo do Piauí.


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicessolar.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Compartilhe esta noticia: