Novo modelo de tarifa para energia elétrica estará disponível a partir de janeiro de 2018

Novo modelo de tarifa para energia elétrica estará disponível a partir de janeiro de 2018

Image

Chamada de tarifa branca o novo modelo oferecerá um preço diferente de acordo com os horários

Um novo modelo de tarifa na conta de energia elétrica poderá ser utilizado a partir de janeiro de 2018. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a nova tarifa intitulada como tarifa branca trata-se de uma adoção de preço diferente de acordo com o horário de consumo. Com a tarifa branca, a energia consumida fora do horário de pico será mais barata segundo a Aneel.

De acordo com a gerente da CAS Tecnologia, Juliana Rios, a nova tarifa já é utilizada em países da Europa e o próprio consumidor poderá optar entre a tarifa branca e a convencional. A nova tarifa terá novas regras e o preço da energia será dividido em três horários como ponta, intermediário e fora de ponta. Rios explica que cada horário terá um preço diferente, sendo o horário de ponta com a energia mais cara. Segundo ela o horário de ponta, também chamado de pico, terá duração de três horas, geralmente na parte da noite. A taxa intermediária será uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, porém em feriados e nos fins de semana, o valor será sempre fora de ponta. As faixas de horários irão variar de acordo com a distribuidora que atenderá a região.

A adesão da nova tarifa ainda é novidade e também cria certa incerteza entre os consumidores. Rios explica que para saber se a nova tarifa será boa ou não para o seu perfil como consumidor é necessário observar os horários utilizados pela família como o uso do chuveiro elétrico e dos eletrodomésticos, principalmente aqueles que mais consomem energia. “Se optar pela Tarifa Branca, você pode adotar hábitos que priorizem o uso desses itens fora do período de ponta. O chuveiro elétrico é o elemento da residência que mais consome energia, portanto, se você utiliza chuveiro a gás, a adesão à tarifa já pode se justificar sem a necessidade de alterar o padrão de consumo” ressaltou ela.

Além dos consumidores, o novo modelo de tarifa também trará mudanças para as concessionárias de energia, onde a adoção da tarifa branca tem um impacto significativo nos processos de medição e eficiência energética que as distribuidoras de energia adotam. Rios ainda destaca que a nova tarifa será importante para a economia do país. “Com a adesão da Tarifa Branca por grande parte dos brasileiros, o hábito de consumo de energia no país poderia mudar, resultando em melhora e aumento da eficiência das distribuidoras de energia e diminuição de custos repassados à sociedade, inclusive no alivio da inflação. Um amplo programa de comunicação por parte do governo sobre as vantagens da Tarifa Branca seria de fundamental importância” destacou ela.

Os interessados em aderir a nova tarifa precisam formalizar sua opção na distribuidora a partir de janeiro. A distribuidora irá instalar um novo tipo de medidor de energia que contabilize o consumo para os diferentes postos horários e os custos do medidor e do serviço serão de responsabilidade da distribuidora.


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicessolar.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Compartilhe esta noticia: